• Carregando...
 | Pixabay/Creative Commons
| Foto: Pixabay/Creative Commons

Tenho notado uma intensa e indesejada ansiedade entre investidores pouco experientes, principalmente em razão da queda na taxa Selic. As dúvidas que os desconfortam costumam ser motivadas por manchetes jornalísticas. “Hora de migrar para a Poupança?”, “ainda é momento para fundos prefixados?”, “o momento é bom para comprar dólar?”, “a bolsa vai continuar caindo?” e “a bolsa vai continuar subindo?” são alguns dos questionamentos mais comuns.

Muitos dos investidores que buscam respostas a essas dúvidas têm carteiras jovens, que colheram recentemente tanto sucessos meteóricos quanto infortúnios desagradáveis, em razão da montanha russa da crise. Assim como a perda gera insegurança para as novas decisões de investimento, ganhos fortes geram ansiedade na busca por novas tacadas de sucesso.

LEIA MAIS Colunas de Gustavo Cerbasi

Porém, é preciso repensar a ideia de que, a cada novo fato econômico, é preciso fazer algo de novo em sua carteira. Essa crença é um vício comportamental que vem da época da inflação estratosférica, quando ir ao banco (não havia Internet) aplicar no overnight era questão de sobrevivência para o valor de nosso suado dinheirinho. Hoje, quem deve reagir às manchetes de jornais são os investidores profissionais, que manipulam dezenas de milhões de reais e são cobrados por resultados diários.

É um erro ou, no mínimo, um exagero cultivar tamanha insegurança e tanta ansiedade a cada escolha de alocação de investimentos. Quanto mais amadurece a recuperação da economia brasileira, menos sentido há em se manter extremamente ativo nas decisões financeiras. Os juros baixos e a consequente estabilidade – ou vice-versa, no modelo econômico atual – trazem um novo cenário para nosso planejamento financeiro.

Na renda fixa, as diferenças de desempenho são tão diminutas e tão impactadas pela elevada tributação, que só em prazos mais longos se consegue colher resultados realmente diferenciados entre escolhas de investimento diversas. Se, por exemplo, você identificar que o momento é bom para investir em renda fixa prefixada, em razão de uma possível tendência de queda na taxa de juros, mas efetuar seu resgate de um fundo pós-fixado antes de completar dois anos de aplicação, talvez perca na maior tributação todo o diferencial que esperava colher com a mudança. Lembre-se sempre da tabela regressiva de tributação na renda fixa, que começa em 22,5% e cai até 15% após dois anos de aplicação.

Nas alternativas de renda variável, incluindo ações, commodities e moeda estrangeira, não é muito diferente. Passamos, nos últimos anos, por um período conturbado que, como consequência, penalizou muito os ganhos em renda variável. Mas, é ingenuidade acreditar que, por não ter proporcionado bons resultados nesse período, a bolsa e os imóveis tornaram-se boa oportunidade. Para uma economia crescer, é preciso fazer investimentos – mas a palavra de ordem no governo, nas empresas e nas famílias é corte de gastos, e não investimento.

Em razão disso, estratégias de investimento são, ou deveriam ser, cada vez mais simples e perenes. Grandes mudanças tendem a resultar em pequenas melhorias, o que não justifica o esforço e a ansiedade. Porém, se você pensa em ter uma carteira de condições mais estáveis, informe-se, consulte seu gerente, leia os prospectos de seus investimentos no site do banco e monte uma carteira orientada, ou faça isso através de uma corretora de valores, sempre seguindo a experiência de profissionais. Assim como uma carteira ruim pode lhe frustrar no longo prazo, uma boa carteira pode ser a garantia de um futuro bem mais tranquilo e com consumo diferenciado.

* Gustavo Cerbasi (gustavocerbasi.com.br) é especialista em inteligência financeira.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]