• Carregando...
Manter uma horta em casa protege das altas dos preços dos alimentos. | Fred Kendi/Arquivo/Gazeta do Povo
Manter uma horta em casa protege das altas dos preços dos alimentos.| Foto: Fred Kendi/Arquivo/Gazeta do Povo

Não são só os investimentos nos bancos e nas corretoras que trazem retornos para os poupadores. A mudança de atitude e o cuidado com a casa, com o carro e com a sua saúde e dos seus pets podem garantir alívio para o bolso.

Leia mais notícias sobre Finanças Pessoais

Veja sete gastos que se pagam no longo prazo:

Troque as lâmpadas

As lâmpadas de LED são mais caras que as incandescentes, mas a economia no consumo de energia compensa. A queda nos gastos pode cair até 90%. As LEDs iluminam mais com potências menores, que vão de 6 a 9 watts, e têm vida útil estendida de até 50 mil horas. Já as incandescentes dissipam calor para produzir luz, o que as torna menos eficientes, além de ter duração baixa, de cerca de mil horas de uso.

Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn

Reforme as roupas usadas

Em vez de comprar roupas novas, muitas vezes é possível reaproveitar aquilo que está esquecido no guarda-roupa. Calças jeans usadas, por exemplo, podem se transformar em bermudas para os dias quentes ou receber um tingimento e ajustes no corte para ganhar uma cara nova. O mesmo vale para jaquetas e casacos que muitas vezes ficam esquecidos no fundo do armário.

Faça revisões no carro

Alguns detalhes pequenos podem fazer toda a diferença no consumo de combustível e no custo futuro de manutenção do veículo. Pneus devidamente cheios e balanceados podem reduzir os gastos com gasolina ou etanol em até 20%. Trocar os filtros de ar, de combustível e o óleo dentro do prazo especificado também garante uma melhor performance do veículo.

Realize manutenções em casa

Deixar a casa em ordem é outra forma de evitar gastos maiores no longo prazo. Resolver vazamentos pequenos e arrumar infiltrações logo no começo reduzem o desperdício de água e evitam custos elevados de reforma quando o problema estiver mais avançado.

Monte uma horta

Os alimentos estão entre os itens que mais pressionam a alta de preços no Brasil. Nos primeiros 15 dias de maio, a inflação da categoria calculada pelo IPCA-15 subiu 1,05%. Uma alternativa para fugir disso é manter uma horta em casa ou mesmo no apartamento. Investir tempo e um pouco de dinheiro no cultivo de plantas contribui para uma melhor alimentação e ainda ajuda a se proteger da variação de preços.

Cuide da sua saúde...

Ir ao dentista uma vez a cada seis meses é uma forma de garantir uma melhor saúde bucal e evitar que aquelas cáries pequenas se transformem em dores fortes nos dentes (e no bolso). Realizar consultas médicas antes de começar a fazer exercícios físicos e fazer check-ups regulares conforme a idade também ajudam a identificar possíveis problemas que, se resolvidos a tempo, garantem longevidade e evitam mais gastos no futuro.

...e da saúde dos seus pets

Assim como as crianças, os animais de estimação estão vulneráveis a doenças e precisam seguir um cronograma de vacinação. Para quem tem um filhote em casa, é importante ficar atento ao cronograma para garantir a imunização dos pets. Em média, as primeiras vacinas devem ser aplicadas a partir dos primeiros 45 dias de vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]