• Carregando...
O cartão digital da Beblüe não tem bandeira. | Reprodução/
O cartão digital da Beblüe não tem bandeira.| Foto: Reprodução/

O mercado de cartões de crédito agora ganhou mais uma opção sem anuidade e 100% digital, como já oferecem Nubank, Digio, Banco Original e outras fintechs. A novidade é da Beblüe, que anunciou o lançamento do cartão nesta terça-feira (28) e diz já ter mais de um milhão de usuários em fila de espera.

Ainda que seu produto tenha a mesma proposta das concorrentes, ele tem alguns diferenciais – por exemplo e principalmente, o fato de não ter bandeira Mastercard, Visa ou outra e nem uma versão física.

Os clientes que forem usar o cartão para pagar suas compras físicas deverão informar no caixa seu CPF e digitar a senha do cartão para que ela seja aprovada.

Futuramente, a fintech pretende acrescentar ao cartão a possibilidade de pagamento NFC, excluindo a necessidade de informar o número do documento; aqui, ele precisará somente aproximar o celular do dispositivo de pagamento.

LEIA TAMBÉM: Cuidado com os sites tipo cashback, que devolvem parte do dinheiro de compras

Segundo Daniel Gava, cofundador da Beblüe, foram realizados testes antes do lançamento do cartão com duas formas de validação da compra: por QR Code, usando o celular, e pelo CPF e senha. “O segundo foi o que mais deu resultado e optamos por ele também por não depender de conectividade do celular à internet ou bateria”, disse. 

Por enquanto, o cartão tem uso “limitado”: ele funciona somente em 15 mil estabelecimentos credenciados, espalhados por 200 municípios de 10 estados brasileiros. Antes de lançar o cartão de crédito, a Beblüe trabalhava somente com o cashback em tais estabelecimentos credenciados, o que explica o número limitado de estabelecimentos que aceitam o cartão digital – em expansão, segundo a fintech.

A operação do cartão ainda está na primeira fase e somente 20 mil usuários foram selecionados para testar o cartão digital. Esse número deve ficar maior nas próximas semanas.

Como funciona o cartão da Beblüe

Todo o controle do cartão e da conta de cashback é feito pelo aplicativo, tal como o Nubank – isso inclui aumento ou diminuição de limite do cartão, histórico de compras, saldo do cashback, consulta e indicação de estabelecimentos parceiros, bloqueios, entre outras funções.

Assim como os demais cartões, o cliente pode parcelar a fatura e também optar pelo pagamento mínimo, mediante o pagamento de juros. As faturas pagas após o vencimento sofrerão juros de 7,99% a 16,90% ao mês.
O usuário da Beblüe que tiver o cartão de crédito continuará podendo acumular cashback usando cartões de crédito ou débito de outras bandeiras, mas os que usarem seu cartão em compras terão uma vantagem: obter até o dobro de cashback e poder transforma-lo em milhas. Logo que a compra é finalizada, o saldo disponível já aparece no aplicativo.

LEIA TAMBÉM: Banco do Brasil anuncia novo cartão sem anuidade e serviços via WhatsApp e Twitter

Segundo Gava, cada 1 real acumulado de cashback poderá ser trocado por 20 pontos Multiplus através da plataforma da fintech. “Inicialmente estamos em parceria somente com a Multiplus, mas ainda trabalharemos com outras empresas de fidelidade”, disse.

Futuramente, também será possível escolher entre pontuar milhas ou cashback com o uso do cartão.
Todo o cadastro e solicitação do limite de crédito é feito através do aplicativo da Beblüe, disponível para iOS e Android. Basta informar o CPF, o limite de crédito desejado – de até R$ 10 mil, a variar – e aguardar a resposta da instituição financeira.

Segundo a fintech, os que já são usuários do serviço de cashback têm mais chances de ter maior limite de crédito aprovado, já que o histórico de consumo é um dos fatores considerados na análise de perfil. Instituições financeiras parceiras da fintech também trabalharão no processo de análise de perfil.

Os estabelecimentos que desejarem se credenciar à Beblüe devem inscrever-se para tal através do site da fintech. São cobradas taxas que variam de 1,99% a 5% dos comerciantes, a depender do segmento do negócio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]