Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
grau de investimento

Fitch retira selo de bom pagador do Paraná

Agência de risco também rebaixa nota de crédito dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Maranhão

 | Marcelo Elias/Arquivo/Gazeta do Povo
/
(Foto: Marcelo Elias/Arquivo/Gazeta do Povo /)

A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou nesta terça-feira (22) a nota de crédito dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná de “BBB-” para “BB+”. Com isso, os três deixaram de ter o chamado grau de investimento, espécie de selo de bom pagador, por esta agência. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro também perderam o grau de investimento e passaram a ser grau especulativo, porque a Fitch revisou para baixo suas notas de “BBB-” para “BB+”.

A Fitch rebaixou ainda o rating dos estados do Rio de Janeiro e Maranhão. Os dois já eram considerados grau especulativo e agora foram de “BB-” para “BB”. Todos esses estados e municípios continuam em perspectiva negativa, ou seja, a nota pode voltar a ser reduzida.

Em seu relatório, a agência cita o recente downgrade do Brasil, que, no dia 16 de dezembro, perdeu o selo de bom pagador dado pela Fitch. O país já não era considerado grau de investimento pela Standard & Poor’s desde o início de setembro.

No caso do Maranhão, a agência ressaltou a dependência acima da média de transferências do governo, que corresponderam a mais de 50% das receitas operacionais no ano passado, segundo o relatório. Já para o Rio, o texto destaca a dependência no setor de petróleo, e a queda nos royalties devido ao preço da commodity, que segue em tendência decrescente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.