• Carregando...

A agência de classificação financeira Fitch Ratings elevou a nota da Grécia de 'default parcial' para "B-", com perspectiva estável, justificando sua decisão pela conclusão da operação de troca da dívida de segunda-feira (12), segundo um comunicado publicado nesta terça-feira (13).

De acordo com a Fitch, a nota da dívida de longo prazo da Grécia deve evoluir em função da trajetória do país com relação aos parâmetros fixados pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e de sua "capacidade e sua vontade de honrar (o reembolso) dos títulos reestruturados", ou seja, dos novos títulos emitidos na segunda-feira.

Para a agência, a conclusão da operação de troca, que envolveu 177 bilhões de euros em títulos da dívida gregos em mãos privadas, assumiu a suspensão de pagamentos, o que equivale à nota de "default parcial".

A categoria "B" significa que a nota da Fitch é ainda "altamente especulativa".

Para a agência, a troca da dívida melhorou o perfil de endividamento da Grécia e reduziu o risco de um novo impasse financeiro de curto prazo.

Contudo, o risco de um novo default persiste, segundo a Fitch, devido ao alto nível de endividamento da Grécia e aos "desafios econômicos" que aguardam o país, o que justifica sua nota "B-".

A perspectiva estável se deve a "margem de segurança" relativa da qual se beneficia a Grécia para reembolsar os interesses dos novos títulos nos próximos 12 a 24 meses, apesar de a Fitch considerar que esta segurança é "limitada".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]