• Carregando...

O FMI pediu nesta terça-feira (20) a Portugal que "persista" com suas reformas diante da crise da zona do euro, alertando que este é o principal risco para a economia portuguesa.

"Apesar de ter havido progressos na aplicação do programa (...), os ventos sopram cada vez mais no sentido contrário e é indispensável ser persistente", assinalou o Fundo Monetário Internacional em um relatório sobre a utilização por Portugal de um crédito concedido pelo organismo.

O FMI aprovou a entrega de 2,9 bilhões de euros a Portugal, elevando a 13,60 bilhões o valor concedido aos portugueses, de um crédito total de 28 bilhões de euros até maio de 2013.

O programa de austeridade que acompanha este crédito não permitiu ao país retomar o crescimento e o FMI prevê uma contração do PBI português de 3% em 2012.

"As turbulências nos mercados mundiais poderão debilitar ainda mais o crescimento e as condições de financiamento e de crédito bancário. Superar estes desafios exigirá um forte e duradouro compromisso político nacional", destaca o Fundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]