• Carregando...

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está pedindo às maiores economias do mundo que ajudem a zona do euro a ampliar os recursos para combater a crise na região, informou nesta quarta-feira (25) a instituição.

O FMI pediu à Europa que aumente seus fundos de resgate, ao Banco Central Europeu (BCE) que amplie seu balanço patrimonial e ao G-20 que contribua com novos recursos à vista para a linha de financiamento de emergência das economias europeias.

O Fundo divulgou nesta quarta seu relatório de supervisão e política, que foi entregue aos vice-ministros de Finanças do G-20 em reunião realizada na semana passada, na Cidade do México.

Além de pedir ao BCE que expanda seu programa de compra de bônus soberanos e oferte mais recursos de liquidez aos bancos, as autoridades do FMI recomendaram que a zona do euro duplique o tamanho de seu fundo de resgate. O FMI também pediu aos países do G-20 que aumentem a capacidade de financiamento da própria instituição em US$ 500 bilhões a US$ 600 bilhões.

Esses recursos são necessários, segundo o FMI, para fortalecer os bancos europeus contra o risco de default, evitar uma crise financeira global e mostrar aos mercados que as autoridades dispõem dos recursos necessários para resgatar Itália e Espanha, as duas maiores economias da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]