• Carregando...
Abrir um celular dobrável é um trabalho que exige duas mãos
Abrir um celular dobrável é um trabalho que exige duas mãos| Foto: Jhaan Elker

Qualquer nova tecnologia está fadada a ter dobras. O novo Galaxy Fold da Samsung, um telefone que se abre em forma de tablet, inclui uma dobra proeminente. Ela vai para baixo no meio da notável tela flexível do Fold, como um vinco nas calças de poliéster.

Tenho certeza de que isto dominará os debates sobre esse gadget tão esperado, que chega ao mercado em 26 de abril. Mas depois de passar algumas horas com o Fold, fiz as pazes com a dobra. Você esquece que está lá, como o entalhe em um iPhone X.

Há mais para fazer do que a tela antes que o Fold seja um telefone para a maioria de nós. Seu peso: três quartos de uma lata de sopa. Suas funções: o tablet é melhor do que o telefone. E seu preço astronômico: de US$ 1.980 (R$ 7.750 pela cotação desta quinta), apenas para os primeiros usuários e para os que buscam status, que também podem comprar um telefone com cristais Swarovski.

Mesmo que você nunca houvesse sonhado em gastar tanto em um telefone, o Fold merece sua atenção como um potencial novo ramo na árvore evolucionária do gadget mais importante em nossas vidas.

Nosso desejo de fazer mais, mais e mais com nossos telefones - trabalhar, jogar, assistir TV - superou nossas mãos e bolsos. Para continuar nos dando mais tela, Samsung teve que descobrir como ir além da tela retangular em um mundo novo de formas de origami.

Até agora,simplesmente não tivemos nenhum detalhe sobre como, exatamente, é a sensação de usar um dispositivo que é tanto um telefone de 4,6 polegadas (11,7 cm) quanto um tablet de 7,3 polegadas (18,5 cm) .

Na semana passada, executivos da Samsung visitaram meu escritório e abriram uma pasta contendo um Fold . Por algumas horas, eles me deixam testar, testar, dobrar e desdobrar o dispositivo antes de sua estreia pública. Depois, comparei as minhas notas com uma das minhas analistas favoritas da indústria de tecnologia, Carolina Milanesi, da Creative Strategies, que também teve a chance de espiar dentro da pasta secreta da Samsung.

Nós dois ficamos impressionados com a engenharia. A dobra parece mais sólida e responsiva do que você esperaria de um dispositivo de primeira geração. Ele faz coisas que não vimos antes, como fazer uma dobradiça desaparecer dentro de uma tela, graças a um conjunto de engrenagens interligadas que você poderia esperar em um carro alemão. Mas nós tivemos pontos de vista diferentes sobre algumas das falhas do Fold.

Vai levar mais tempo para entender se o Fold é o futuro ou apenas um frankenphone. Um smartphone e tablet em um pode ser conveniente ... ou fazer os dois trabalhos menos bem. Eu suspeito que tem mais potencial como um substituto para um tablet do que como um telefone. Para descobrir, eu precisaria operar o Fold com uma mão no meu trajeto matinal, tentar ler os e-mails em uma cafeteria e recuperar o atraso na minha lista do Netflix em um voo.

Mas no meu tempo de trabalho, eu obtive respostas para algumas das questões que vêm se desenvolvendo desde que a Samsung surgiu com a ideia de um telefone dobrável em 2013. Eis o que aprendi.

Como o Fold funciona como um telefone e um tablet?

Pense no Fold como um taco mexicano. Agora coloque a tortilha dobrada de lado. Essa é a parte da frente ou do "telefone". É um pouquinho mais comprido (6,3 polegadas ou 16 cm) do que um iPhone ou Galaxy do tipo plus, mas tem apenas três quartos da largura. A tela frontal do Fold preenche apenas uma fração desse espaço, deixando espaço não utilizado na parte superior e inferior.

É tela suficiente para fazer chamadas e olhar para versões muito reduzidas de aplicativos, mas eu não posso me imaginar usando muito mais do que como uma tela de bloqueio e notificações. Por que a Samsung não usou toda a frente com a tela? Então a tela ficaria ainda estreita. Então, por que eles não ampliaram a frente? Em seguida, seria mais difícil de segurar - uma vantagem que o Fold tem como telefone sobre os iPhones e Samsung Galaxies de hoje.

Agora abra o seu taco para expor os pedaços gostosos. Na dobra, é onde a parte do tablet está em uma tela interna separada que é um pouco menor que um iPad Mini. É também a parte mais funcional do Fold. Mas digitar em uma tela tão grande não é realmente possível com uma mão, e descobri que eu não era bom em digitar com dois polegares afastados. (Você pode ajustar o layout do teclado.)

O Samsung Galaxy Fold é um pouco mais estreito que outros telefones. Foto: Jhaan Elker/Washington Post
O Samsung Galaxy Fold é um pouco mais estreito que outros telefones. Foto: Jhaan Elker/Washington Post| The Washington Post

O Fold permite fazer qualquer coisa que você não pode com um telefone ou tablet sozinho?

Inicie um aplicativo na frente e abra-o para encontrá-lo na tela inteira. Além disso, o Fold parece ser a conveniência de ter um tablet no seu bolso. Eu não tenho certeza se o tablet pequeno é suficiente para fazer muito mais do que ler, assistir vídeos e enviar e-mails. Aberto, o Fold tem a capacidade de executar três aplicativos por vez. Mas ao fazer isto, dois dos aplicativos rodam em pequenos quadrados.

Pode caber no seu bolso?

A dobra é tão grossa quanto dois smartphones, ou dois terços de uma polegada (1,7 cm). Eu corri por aí enfiando o aparelho em uma variedade de calças, jaquetas e até túnicas - e não era tão volumoso quanto eu pensei. Você só pode querer evitar colocá-lo em jeans skinny.

Minha maior preocupação é o peso: em quase 9,3 onças (264 g), é 68% mais pesado do que o telefone Galaxy S10, da Samsung, e aproxima-se do peso de uma lata de sopa Campbell (12,3 onças ou 340 j).

Em vez do primeiro tablet de bolso, talvez o Fold seja mais parecido com o primeiro tablet amigável fanny pack. Ouvi dizer que estão de novo em moda?

Milanesi, da Creative Strategies, disse que as pessoas passaram anos (antes dos smartphones mais finos) carregando dispositivos que eram mais volumosos e pesados ​​que o Fold.

"Claramente, não é um dispositivo de mercado de massa, mas eu não acho que as pessoas vão pegar e dizer que é tão pesado", disse ela.

É uma questão de perspectiva: se você está acostumado a carregar um telefone e um tablet, a dobra parece um alívio - mas se você estiver aproveitando a tendência mais fina e mais leve em outros componentes eletrônicos, a dobra pode ser um fardo.

O Samsung Galaxy Fold é tão grosso quanto dois smartphones. Foto: Jhaan Elker/Washington Post
O Samsung Galaxy Fold é tão grosso quanto dois smartphones. Foto: Jhaan Elker/Washington Post| The Washington Post

Quão ruim é essa dobra?

A dobra está lá e é um pouco surpreendente, no começo. A dobra é mais visível quando você olha para o telefone de lado do que para frente. Mas isso não atrapalha a leitura de uma história ou a visualização de um vídeo. Ele desaparece quando a tela é iluminada.

Milanesi assinalou que é impressionante que a dobra não cause problemas de reprodução, de cor ou de resposta ao toque na tela OLED.

Nosso consenso: as pessoas falarão sobre a dobra, desde que as telas dobráveis pareçam novas, mas você não as notará depois de um tempo.

Dobrar constantemente o estraga o Fold?

Em um sprint, tentei abri-lo e fechá-lo 100 vezes e não consegui perceber nenhum dano. A Samsung diz que tem um robô que fez isso algumas vezes mais do que eu - 200.000, para ser preciso - e também não teve nenhum problema. Feita ao longo de três anos, seriam mais de 180 dobras por dia.

Testes mostraram que o Fold resiste a mais de 200 mil dobras. Foto: Jhaan Elker/Gazeta do Povo
Testes mostraram que o Fold resiste a mais de 200 mil dobras. Foto: Jhaan Elker/Gazeta do Povo| Jhaan Elker

Qual é a sensação ao dobrá-lo?

É quase tão boa quanto dobrar um telefone flip Razr de 2004. Você pode fechá-lo com uma mão. Abrir é mais desafiador. A dobradiça do telefone é rígida, então, para abrir, é um trabalho de duas mãos, o que não é tão divertido quanto abrir um celular - e também não é bom para pessoas que estão em pé em trens.

O Samsung Galaxy Fold é frágil?

É tão sólido quanto um estojo rígido de óculos. É possível que a dobra possa afrouxar com o tempo: Um dos três modelos que a Samsung me trouxe teve um leve desalinhamento quando o esmaguei como um brinquedo anti-estresse.

O que acontece quando você deixa cair é outra questão. A tela frontal é de vidro e poderia rachar. A tela interna é, possivelmente, menos propensa a rachar, porque é feita de plástico. Mas, mesmo esse material também pode estar mais inclinado a arranhões. (Eu não usei um objeto afiado no protótipo da Samsung para descobrir.)

A maior preocupação é que, assim como Gremlins, você não pode molhar o Fold. A água pode entrar pela dobra.

A Samsung informou que oferecerá um programa de atendimento exclusivo para os clientes do Fold, mas não compartilhou nenhum detalhe.

Como as câmeras funcionam?

São seis ao todo: uma para selfies na frente, três na parte de trás para zoom, tomadas regulares e amplas e duas no interior para fazer ainda mais selfies.

O que eu gostei: no modo tablet, as câmeras traseiras estão no lugar certo para tirar fotos regulares e dar a você aquela linda tela como visor. O ícone do obturador se move de forma inteligente para exatamente onde seu dedo precisa.

Tirar fotos com o Samsung Galaxy Fold pode ser prazeroso. Foto: Jhaan Elker/Washington Post
Tirar fotos com o Samsung Galaxy Fold pode ser prazeroso. Foto: Jhaan Elker/Washington Post| Jhaan Elker

Como essa tela toda afeta a vida da bateria?

Nós ainda não sabemos realmente. A Samsung colocou duas baterias na dobra, totalizando extraordinários 4.380 mAh. Essa é uma bateria significativamente maior do que a que você encontrará em praticamente qualquer outro telefone. A Samsung afirma que deve manter o telefone ligado "o dia todo", mas isso pode depender de você usar o Fold basicamente como telefone ou tablet.

Então, por que precisamos de um telefone dobrável?

A Samsung ainda tem muito a descobrir sobre isto. Talvez seja por isso que ele está se concentrando em um mercado de ponta - e mais tolerante - para seu primeiro telefone dobrável.

Críticos de design disseram que o Fold sofre do problema de combinar desejos que soam razoáveis, mas acabam arruinando um ao outro.

Para mim, a utilidade do Fold como um telefone de uma mão parecia ficar em segundo plano em relação às suas capacidades como um tablet de duas mãos. A pergunta é: quantas pessoas realmente precisam de um tablet Android com elas o tempo todo?

A Samsung tinha razão, atrás sobre a tendência, para telefones de tela maior, que não é há muito tempo que costumávamos chamar de "phablets". O Fold combate a tendência angustiante de pessoas que precisam de alças, como os PopSockets circulares, apenas para segurar firmemente seus telefones. Se pegar, o Fold pode ser o começo de uma era em que os grandes telefones realmente são apenas tablets.

Talvez a lição do primeiro telefone dobrável seja sobre o valor de fabricar dispositivos menores. Em vez de fazer origami em um tablet, imagine dobrar a metade do telefone que você já possui. "Eu não quero telas maiores, quero ser inteligente com as telas que tem", disse Milanesi. Bem-vindo de volta, telefones flip.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]