A Ford Motor informou nesta quarta-feira que as vendas de todas as suas marcas caíram 10,9 por cento em junho, nos Estados Unidos.
As vendas da Ford, única montadora norte-americana que não recebeu empréstimos emergenciais do governo, recuaram para 155.195 veículos no mês passado, contra 174.091 unidades em maio.
Para as marcas Ford, Lincoln e Mercury, as vendas diminuíram 11,3 por cento, para 148.153 veículos. Já as da Volvo subiram 0,6 por cento, para 7.042 unidades em junho frente ao mesmo período do ano anterior.
As vendas de utilitários esportivos das marcas Ford, Lincoln e Mercury despencaram 20,4 por cento frente ao ano passado, enquanto as de vans e picapes retrocederam 6,9 por cento, segundo a companhia.
A montadora espera registrar uma queda de 10 a 20 por cento nas suas vendas em junho. A Ford também prevê que as vendas no setor automotivo norte-americano apresentem declínio de 25 a 30 por cento em comparação a junho do ano anterior.
A companhia informou na segunda-feira que elevou em 5,4 por cento a produção planejada para o terceiro trimestre na América do Norte, para 485 mil veículos, ante plano inicial de 460 mil unidades.
A Ford fabricou 418 mil veículos no terceiro trimestre de 2008 e o aumento da produção trimestral na comparação anual é o primeiro em dois anos.
A montadora afirmou que encerrou o mês de junho com um estoque de 343 mil veículos, o equivalente a 60 dias de vendas.
Às 14h44 (horário de Brasília), as ações da Ford operavam em alta de 0,03 por cento, cotadas a 6,10 dólares, na bolsa de Nova York.
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