• Carregando...
 |
| Foto:

Curitiba – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse ontem que pretende criar, em curto prazo, um fundo para financiar institutos e escolas do setor público ou consultorias privadas para o desenvolvimento de projetos de infra-estrutura, que tenham viabilidade técnica e econômica. "Nos últimos dez, quinze, vinte anos houve um abandono de planejamento no Brasil", criticou. "E infra-estrutura não se faz de improviso, infra-estrutura requer planejamento de longo prazo." Ele veio a Curitiba para reunião com empresários paranaenses.

Coutinho afirmou já ter conversado com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, sobre a proposta e ontem, antes de viajar a Curitiba – onde chegou atrasado em razão dos problemas nos aeroportos – telefonou para o ministro da Defesa, Nelson Jobim. "Coloquei o BNDES à disposição para auxiliar na elaboração de estudos e projetos que permitam enfrentar de forma objetiva e eficaz a crise na infra-estrutura aeroportuária", acentuou.

Além da questão aeroportuária, Coutinho também considerou como "prioridade zero" a elaboração de projetos no setor energético. O presidente do BNDES afirmou que ainda não tem estipulado quanto de recursos o novo fundo terá. "Mas deve ser um valor condizente com o tamanho dos desafios", prometeu. "A idéia é que seja um fundo rotativo, que possa viabilizar, inclusive, a recuperação da consultoria e da atividade de engenharia do país."

Na reunião com empresários paranaenses, Coutinho ouviu diversos pedidos resumidos em um documento assinado por parlamentares. Entre as reivindicações estão programas de modernização dos eixos rodoviários e ferroviários, ampliação dos terminais aeroviários, modernização dos portos, diversificação da matriz elétrica e projetos de eficiência energética da indústria.

Tecnoparque

Após o encontro com os empresários, Coutinho se reuniu com o prefeito de Curitiba, Beto Richa. De acordo com a prefeitura, a reunião abriu o caminho para financiar a implantação de empresas no Tecnoparque, em Curitiba. No encontro, Richa apresentou o projeto da prefeitura, que pretende transformar a região leste da cidade em um pólo de oportunidades produtivas de alto valor agregado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]