• Carregando...

A valorização do Real em relação à moeda norte-americana pode despertar o interesse de quem aposta em uma virada no câmbio nos próximos meses. Porém, para os consultores, o investimento em dólar não é uma boa opção e pode ser perigoso especular que ele volta a subir em breve. "Não dá para confiar numa recuperação do câmbio", diz o professor Gérson Lima. "O governo tem feito esforços para manter o dólar baixo e controlar a inflação. Por isso só vale a pena comprar a moeda se o comprador vai precisar, para uma viagem, por exemplo."

Em outubro, segundo o consultor Gustavo Cerbasi, o dólar subiu 1,44%, ou seja, três pontos porcentuais a mais que o CDI (Certificado de Depósito Interbancário – taxa utilizada como referencial para avaliar a rentabilidade dos fundos de investimento). Porém, para os próximos 12 meses, o consultor não apostaria nos fundos cambiais (atrelados à moeda americana). "A economia está estável e com forte entrada de divisas, o que não deve fazê-lo subir."

Da mesma forma, o economista não recomenda, pelo menos para iniciantes, a aplicação em bolsa. "Apesar de não haver expectativas pessimistas, temos eleições no próximo ano e o mercado de ações costuma ser mais turbulento em anos como esse. Não é recomendável iniciar este tipo de investimento sem a orientação confortável de um consultor ou corretor de ações", diz. Além disso, segundo Cerbasi, esta época não costuma ser propícia para esse investimento. "Agora os grandes investidores normalmente realizam o lucro (vendem suas ações), causando uma ligeira desvalorização no índice Bovespa." O melhor, segundo o economista, é fazer isso após o dia 15 de dezembro. (CS)

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]