i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Prestação de serviços

Garantia contra perda de dados é o backup

  • Por
  • 19/07/2009 21:20

O Código de Defesa do Consumidor garante a reposição do produto físico roubado durante o período de manutenção na assistência técnica. Mas como fica a compensação pela perda dos dados que constavam nas máquinas? O diretor da PCO3 diz que, devido ao risco de que os arquivos digitais sejam perdidos durante o serviço, nenhuma assistência técnica se responsabiliza por eles. "Quando o equipamento dá entrada, entregamos uma ordem de serviço em que fica destacado que a empresa não garante a integridade dos dados e arquivos da máquina.Entendemos que é uma obrigação do cliente fazer o backup [cópia de segurança] dos arquivos antes da manutenção" explica.

Mas segundo a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Pinheiro, essa "advertência" não encontra base jurídica. "É a mesma situação que ocorre, por exemplo, com um cliente que tem o carro roubado no estacionamento de um shopping ou supermercado. Embora o estabelecimento diga que não se responsabiliza pelo veículo ou pelos objetos deixados dentro dele, ele tem sim essa responsabilidade objetiva", garante. Por outro lado, o assessor jurídico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marcos Diegues, conta que é comum a assistência técnica ser inocentada pela Justiça em casos desse tipo. "O juiz entende que, atualmente, é de médio conhecimento a necessidade de se fazer backup desses dados, já que a perda dos arquivos durante a manutenção é factível", relata.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.