• Carregando...

Brasília – O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou ontem o aumento de 23% para 25% na mistura de álcool anidro na gasolina. O novo porcentual passa a valer em 1.º de julho e atende uma demanda das usinas, que viram os preços do combustível recuarem 30% desde o início de maio, quando começou oficialmente a safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul. Dados do Ministério da Agricultura mostram que a safra da cana-de-açúcar neste ano foi 12% maior do que a anterior.

A decisão deve ser ratificada pelo Conselho Interministerial do Álcool e do Açúcar (Cima), formado pelos ministérios da Agricultura, Minas e Energia, Fazenda e Desenvolvimento.

Em outubro do ano passado, o governo já havia elevado a mistura de álcool de 20% para 23%, apesar dos pedidos de produtores de aumentar até o limite máximo, de 25%. Agora, com a previsão de uma safra de cana e produção de álcool recorde, a elevação foi aceita.

"A queda dos preços ainda não foi percebida pelos consumidores, mas as usinas a sentiram. Isso significa que alguém está ganhando dinheiro", disse o ministro, acreditando em uma queda dos preços tanto do álcool anidro quanto do hidratado.

O aumento do porcentual de álcool irá gerar uma demanda adicional de 400 milhões de litros a mais por ano. Mesmo assim, Stephanes disse que existe combustível suficiente para atender a demanda, sem prejudicar também as exportações do combustível. "Entre o que produziremos e consumimos internamente conseguimos ter um excedente de 4 bilhões", disse o ministro.

O ministro informou também que foi criado ontem um grupo de trabalho, com representantes do Ministério da Agricultura e usinas, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, para minimizar os efeitos da flutuação de preços. Segundo Stephanes, existem três linhas de ação para que a volatilidade seja minimizada.

A primeira seria a formação de contratos de longo prazo entre os fornecedores e os distribuidores de combustível. A segunda opção seria a fixação de preços na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e a terceira a manutenção de estoques reguladores. O grupo de trabalho iniciará suas atividades a partir da próxima semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]