i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curitiba

Geração de emprego é a maior para o mês de agosto desde 1999

Das 12 capitais brasileiras que possuem mais de um milhão de habitantes, Curitiba ficou na sétima posição entre as que mais criaram empregos

  • PorGladson Angeli
  • 25/09/2008 16:10
Os setores que mais se destacaram foram a construção civil, a indústria de transformação e os serviços | Daniel Castellano - Arquivo Gazeta do Povo
Os setores que mais se destacaram foram a construção civil, a indústria de transformação e os serviços| Foto: Daniel Castellano - Arquivo Gazeta do Povo

Os setores que mais contrataram foram a construção civil, a indústria de transformação e os serviços

No mês de agosto foram abertas 3.674 novas vagas de trabalho com carteira assinada em Curitiba. Foi o melhor resultado para o mês desde 1999, informou o secretário municipal do Trabalho e Emprego da capital, Raul D´Araujo Santos, nesta quinta-feira (25). Os setores que mais se destacaram foram a construção civil, a indústria de transformação e os serviços.

O aumento da renda, do emprego e a ampliação do crédito são os fatores que estimularam o crescimento segundo a Secretaria do Trabalho. Das 12 capitais brasileiras que possuem mais de um milhão de habitantes, Curitiba ficou na sétima posição entre as que mais criaram empregos. Os resultados foram melhores em São Paulo (34.557), Rio de Janeiro (9.016), Belo Horizonte (7.370), Manaus (4.526), Brasília (4.266) e Fortaleza (3.686).

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que anteriormente o mês de agosto de 2004 tinha apresentado o melhor resultado. O saldo entre o número de admitidos e de demitidos ficou em 3.240 em Curitiba. O pior desempenho foi registrado em 1999 quando o resultado foi negativo em 773 empregos, ou seja, mais demitidos que contratados.

Este ano, a quantidade de vagas criadas em Curitiba representou 25% do total de 14.695 empregos gerados no estado do Paraná no mês de agosto. O setor de serviços foi responsável por 1.932 novos postos de trabalho, 52% do total de contratações do mês passado. O comércio ficou na segunda posição, responsável por 675 empregos (18%) e a indústria de transformação foi o terceiro setor que mais contratou. Foram 638 novos trabalhadores com carteira assina, representando 17% do total.

O saldo também é positivo no acumulado do ano. De janeiro a agosto, o número de vagas criadas foi 29.510, superando o mesmo período de 2007, com 20.587. Os setores de serviços, comércio e construção obtiveram os maiores saldos, sendo responsáveis por 85,83% do total dos empregos (25.327), seguidos pela indústria de transformação.

Mapa de Oportunidades

Observatório do Trabalho de Curitiba, resultado do convênio entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou o mapa de oportunidade de emprego, com as ocupações que mais contrataram nos oito primeiros meses de 2008.

O melhor resultado foi a função de servente de obras, que abriu 3.094 vagas entre janeiro e agosto. Para o cargo de auxiliar de escritório foram contratados 2.099 trabalhadores e 1.581 vagas de assistente administrativo foram abertas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.