• Carregando...
Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan
Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan| Foto: Junko Kimura-Matsumoto

Os advogados de Carlos Ghosn conseguiram que a Justiça japonesa estabelecesse uma fiança de US$ 4,5 milhões para garantir a libertação do executivo, que estava uma prisão de Tóquio pela segunda vez. Isto dá ao deposto titã do automóvel a chance de preparar sua defesa contra acusações de canalizar milhões de dólares da Nissan para uma conta particular por meio de um intermediário.

Um tribunal estabeleceu a fiança de Ghosn em 500 milhões de ienes no início do dia com três condições: que ele viva em um endereço doméstico registrado, que ele não deixe o país e que ele cumpra os requisitos para evitar a destruição de qualquer evidência relacionada à caso e outras condições.

Os promotores recorreram da decisão do tribunal, segundo a TV Asahi. Ghosn foi detido pela segunda vez em 4 de abril, interrompendo quase um mês de liberdade depois de pagar US$ 9 milhões em fiança. Autoridades disseram que o detiveram novamente porque acreditavam que ele poderia destruir evidências em um caso que remonta à sua primeira prisão em novembro. O ex-executivo da Nissan proclamou sua inocência em todas as acusações.

"A única justificativa para mantê-lo em detenção é que ele irá fugir ou destruir evidências", disse Stephen Givens, professor de direito da Universidade Sophia, em Tóquio, antes da mais recente decisão de fiança de Ghosn. "Depois das duas primeiras acusações, ele pode reunir um conjunto de condições que indicavam ao tribunal que não era provável que ele fugiria".

A mais recente acusação contra Ghosn foi apresentada em 22 de abril. Usando entidades corporativas estrangeiras em 2017 e 2018, a Nissan perdeu US $ 5 milhões que foram canalizados para contas controladas por Ghosn, disseram os promotores. Essas constituem as mais sérias alegações contra o ex-presidente que liderou a aliança global entre a Nissan, a Renault e a Mitsubishi.

A liberação permitirá que Ghosn volte para casa e trabalhe com seus advogados para o próximo julgamento, que pode começar no final deste ano ou no próximo ano. O ex-executivo da Nissan negou as acusações mais recentes, dizendo que os promotores foram "auxiliados e auxiliados por certos conspiradores da Nissan".

A Nissan reeditou a mesma afirmação feita em desenvolvimentos anteriores no caso Ghosn, dizendo que não pode comentar decisões judiciais ou processos, mas que sua própria investigação encontrou "evidências substanciais de conduta descaradamente antiética" por Ghosn e pelo ex-braço direito Greg Kelly, que permanece livre sob fiança depois de ser preso junto com Ghosn em novembro.

Ghosn e os resultados da Nissan

A Nissan, que rapidamente retirou Ghosn da presidência dias depois da primeira prisão, está tentando ultrapassar a tumultuada situação. A montadora de Yokohama está a caminho de não atingir sua meta de lucro anual, lucrando menos do que a parceira Renault pela primeira vez em uma década.

A montadora japonesa informou na quarta-feira que reduziu seu lucro operacional preliminar pela segunda vez, para 318 bilhões de ienes para o ano encerrado em março, de 450 bilhões de ienes. Citou custos mais altos relacionados às garantias dos EUA, um "ambiente operacional adverso" e o "impacto de recentes problemas corporativos nas vendas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]