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O Google finalmente confirmou que irá se lançar no mercado bilionário da telefonia celular. Ao contrário do que se imaginava, entretanto, a empresa não fabricará aparelhos com marca própria. O plano do gigante das buscas on-line é vender uma plataforma de tecnologia para telefones. Ontem, quando foi apresentada pelo executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, a estratégia já contava com o apoio de 34 companhias, incluindo grandes operadoras e fabricantes.

De acordo com Schmidt, o objetivo da empresa é estender ainda mais o acesso à internet. "O grande problema é que hoje os celulares não têm bons navegadores", disse o executivo. O diretor de serviços móveis, Andy Rubin, completou a informação ao afirmar que mais web no celular poderá significar mais faturamento do Google com publicidade: "Ainda não vemos anúncios feitos sob medida para telefones".

Batizado de Android, o sistema do Google deverá competir diretamente com o Windows Mobile, da Microsoft, e também com programas de empresas especializadas em softwares para equipamentos móveis, como a canadense RIM (que equipa os aparelhos BlackBerry), a britânica Symbian (grande parceira da Nokia) e a norte-americana Palm (cuja marca virou sinônimo de computadores de mão há quase uma década).

Os celulares equipados com o sistema do Google deverão começar a surgir somente na segunda metade de 2008. Entre as companhias parceiras no projeto, estão gigantes como Motorola, HTC, Samsung, LG, Telefônica e Telecom Itália. "Este é apenas o primeiro sinal de uma nova batalha pela conquista de uma nova fronteira da internet, a web móvel", afirma o analista de tecnologia da consultoria Jupiter Research.

O anúncio feito ontem confirmou o domínio da empresa sediada em Mountain View, na Califórnia, – e fundada há apenas nove anos – em tudo o que diz respeito à tecnologia da informação e internet. Na semana passada, o Google tornou-se a quinta maior empresa dos Estados Unidos, com valor de mercado estimado em US$ 225 bilhões, atrás apenas de ExxonMobil, General Electric, Microsoft e AT&T.

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