• Carregando...
Wally estava em frente a uma operadora de telefones celulares, em Londres | Reprodução
Wally estava em frente a uma operadora de telefones celulares, em Londres| Foto: Reprodução

Na estreia do serviço Street View na Inglaterra, nesta quinta-feira (19), o Google propôs que os internautas encontrassem o personagem da famosa série "Onde está Wally?". Segundo o site de tecnologia "The Register", que divulgou a imagem do homem vestido com roupas listradas, Wally foi encontrado em questão de horas em frente a uma operadora de telefones celulares, em Londres.

Em abril do ano passado, a ferramenta Google Earth serviu para uma iniciativa parecida. Na época, a artista plástica canadense Melanie Coles usou essa tecnologia para recriar na internet o jogo "Onde está Wally?". Em seu projeto de graduação no curso de arte e design, Melanie colocou um desenho gigante do personagem no topo de um prédio em Vancouver, no Canadá.

Privacidade

O polêmico serviço de mapas com fotos de ruas foi lançado em 25 cidades do Reino Unido. Ele conta com uma nova tecnologia para combater o medo das pessoas de terem suas imagens capturadas pelo líder de buscas na internet. Isso porque o Street View permite que os usuários obtenham panoramas em 360 graus de uma rua, incluindo edifícios, o tráfego e os transeuntes, utilizando imagens obtidas por veículos do Google equipados com câmeras.

A empresa disse que cuidaria das preocupações quanto à privacidade por meio de um software que tornaria indistintas as imagens de pedestres e as placas dos carros.

"A privacidade é realmente importante para nós. Acreditamos ter descoberto uma maneira efetiva de enfrentar essa questão", disse Ed Parsons, tecnólogo geoespacial do Google, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (19). "Estamos fazendo nosso melhor para tentar remover a imagem de qualquer coisa que possa servir para identificar uma pessoa ou veículo específico."

Os recursos de defesa de privacidade foram desenvolvidos em cooperação com o comissário britânico de proteção à privacidade, e Parsons diz que o sistema que oculta rostos funciona em 99,9% dos casos – ela funcionou no caso de Wally, por exemplo. Outra tecnologia poderia ser usada para completar o serviço caso necessário, ele afirmou.

Cem cidades

Desde sua introdução, em 2007 em San Francisco, o Google passou a oferecer o recurso Street View como parte do serviço Google Maps em cem cidades de nove países. O lançamento do recurso foi adiado no Reino Unido em parte como resposta aos protestos instantâneos que sua introdução gerou nos Estados Unidos e em parte devido às condições meteorológicas desfavoráveis no país.

Imagens de pessoas tomando banho de sol, invadindo propriedades ou entrando em lojas de livros para adultos foram vistas quando o serviço foi lançado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]