• Carregando...

O governo central registrou superávit primário de 11,764 bilhões de reais em janeiro, maior resultado para o mês desde o início da série em 1997.

O desempenho fiscal -divulgado pelo Tesouro Nacional nesta terça-feira- correspondeu a 6,68 por cento do PIB e foi influenciado por um aumento de 6,8 bilhões de reais na receita líquida total do governo central no mês passado na comparação com janeiro de 2006.

``Em especial, destaca-se o comportamento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, devido à antecipação de pagamentos relativos à declaração de ajuste em volume superior ao de igual mês do ano anterior, e à recuperação de débitos em atraso'', afirmou o Tesouro em nota.

``Além disso, os dividendos pagos à União dobraram em relação a janeiro de 2006, de 717,2 milhões de reais para 1,4 bilhão de reais, em decorrência do recolhimento pela Petrobras'', acrescentou.

Em janeiro de 2006, o governo central -formado por Tesouro, Previdência e Banco Central- teve superávit primário de 4,021 bilhões de reais.

O aumento do superávit mensal resultou, ainda, do fato de em janeiro de 2006 o governo ter concentrado o pagamento de 2,3 bilhões de reais em precatórios que, este ano, está sendo diluído ao longo do primeiro trimestre.

Os precatórios deste ano também somam 2,3 bilhões de reais, dos quais apenas 30 milhões de reais foram pagos em janeiro, afirmou o secretário do Tesouro, Tarcísio Godoy.

``Certamente em fevereiro esperamos um resultado bem mais modesto porque a dinâmica de arrecadação não deve se repetir e também haverá mais uma parcela de precatórios'', afirmou Godoy a jornalistas, acrescentando que este mês também tem menos dias úteis.

Sem folga

Segundo Godoy, a arrecadação acima da esperada em janeiro já foi levada em conta pelo governo quando definiu o corte de 16,4 bilhões de reais no Orçamento de 2007 na última semana.

``Não existe folga de recursos'', garantiu Godoy.

No último mês, o Tesouro registrou um superávit primário de 15,586 bilhões de reais, a Previdência teve um déficit de 3,696 bilhões de reais e o Banco Central, um resultado negativo de 125,4 milhões de reais.

Em janeiro de 2006, o resultado primário correspondia a 2,45 por cento do PIB. Em dezembro, o governo central teve déficit primário de 5,594 bilhões de reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]