• Carregando...
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB). | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB).| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo de São Paulo irá procurar, em conjunto com a Ford, um comprador para a fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP). A companhia anunciou na última terça-feira (19) que fechará a unidade, onde são produzidos caminhões e carros modelo Fiesta.

O governador paulista João Doria (PSDB) falou a grupo de jornalistas após reunião com a direção da empresa para a América Latina, encontro que chamou de duro e positivo.

Segundo ele, além da venda da unidade, foi definido que serão mantidas atividades da empresa em fábrica de Taubaté, em unidades de Barueri e Tatuí e no centro administrativo da companhia em São Bernardo, esse último com 1.200 trabalhadores.

Também nesta quinta-feira (21), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC avisou que tem uma reunião marcada com a direção mundial da Ford nos próximos dias para tentar reverter a decisão da empresa. “Desde que fomos surpreendidos pela decisão de fechamento, todos os nossos esforços têm sido realizados focando a reversão desse processo e a manutenção da fábrica, com seus 4,2 mil trabalhadores, mais quase 25 mil na cadeia produtiva. Vamos à matriz discutir com a direção mundial, conversamos com prefeito da cidade, teríamos conversado com o governador na manhã de hoje, se ele tivesse convidado a representação dos trabalhadores para participar, já que a pauta envolvia o futuro de milhares de metalúrgicos. Não vamos desistir de manter uma empresa com essa importância em nossa região”, disse o presidente da entidade Wagner Santana, que também se reuniu com o Ministério Público do Trabalho de São Bernardo nesta quinta (21).

+LEIA TAMBÉM: Ford culpa prejuízo, queda nas vendas e insegurança em regras de carbono por fechamento de fábrica

A fábrica da Ford em São Bernardo conta com 2.800 profissionais diretos e 2.000 indiretos, segundo a prefeitura da cidade. Segundo Doria, os empregos deles estão assegurados neste ano e o governo trabalha para preservá-los no futuro.

Sobre o insucesso da companhia em vender a mesma fábrica em 2018, Doria diz que o país vive momento melhor, passada as incertezas das eleições e com um governo estadual pró-mercado. “Com exceção da Ford, o setor automotivo tem contratado em São Bernardo e em todo Grande ABC”, disse o prefeito.

+LEIA TAMBÉM: Honda Motos vai investir R$ 500 milhões em Manaus

Doria afirmou que, na venda da fábrica, será respeitada a liberdade de mercado e não será possível exigir do comprador a manutenção de todos os empregos, apesar de ela ser desejável.

Sobre a GM, que ameaçou deixar o estado em janeiro, Doria disse que um anúncio a este respeito deve ser feito após o Carnaval.

Orlando Morando (PSDB), prefeito de São Bernardo, também presente no encontro, negou que a cidade, um dos principais polos automotivos do Brasil, passe por momento de esvaziamento. Segundo ele, o caso da Ford é uma exceção e as demais montadoras seguem investindo e contratando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]