• Carregando...

O presidente do banco central do Japão (BOJ, na sigla em inglês) Masaaki Shirakawa, e o primeiro-ministro do país, Naoto Kan, conversaram por telefone hoje sobre o possível impacto da valorização do iene na economia japonesa. Mas os dois não abordaram a possibilidade de uma intervenção no mercado de câmbio.

As duas autoridades "discutiram os movimentos recentes do mercado de câmbio e as condições econômicas no país e no exterior" e concordaram em "manter estreita comunicação, conforme o necessário", afirmou um porta-voz do BOJ.

Para muitos participantes do mercado, o diálogo sinalizou que o governo japonês está pressionando menos o BOJ do que o esperado. O secretário-chefe do Gabinete japonês, Yoshito Sengoku, também afirmou que o governo pode promover uma reunião direita entre Shirakawa e Kan no futuro. Após a conversa telefônica, as chances de o Comitê de Política Monetária do BOJ realizar uma reunião emergencial nesta semana parecem ter sido reduzidas.

Em dezembro, o banco central promoveu uma reunião similar entre o presidente do BOJ e o então primeiro-ministro Yukio Hatoyama para anunciar um programa de empréstimos de três meses, em meio à pressão para conter a alta do iene. Alguns participantes do mercado ficaram desapontados com as notícias sobre a conversa de hoje. Eles esperavam que Shirakawa e Kan se encontrassem pessoalmente durante a semana para mais discussões sobre a política monetária.

As conversações entre o primeiro-ministro japonês e o presidente do BC se seguiram à recente queda do dólar para a mínima em 15 anos, de 84,72 ienes. O declínio tem alimentado as preocupações de que o fortalecimento da moeda japonesa pode reduzir o vigor do crescimento da economia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]