• Carregando...

O governo deverá lançar um conjunto de medidas de desoneração para ajudar a indústria a enfrentar a queda do dólar e recuperar sua competividade. Segundo matéria do jornal O Globo, essas empresas estariam enfrentando dificuldades para concorrer com produtos importados, mais baratos.

O foco do novo pacote- " de bilhões de reais", segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega -, é a redução dos custos das empresas com a folha de pagamento.

Com esse benefício, as fábricas teriam obrigação de abrir mais vagas e, assim, compensar os cofres públicos gerando mais receita com essas contratações.

Se isso não acontecer, Mantega deixou claro que o governo buscará uma compensação elevando outros impostos.

- Temos que ver o impacto fiscal. Ver se vamos aumentar outro tributo ou se isso vai se compensar por meio da formalização do emprego- disse Mantega.

Uma das propostas para compensar os efeitos do câmbio é a ampliação da lista de bens de capital isentos de IPI, PIS e Cofins, que voltou a ser cogitada dentro do governo. A idéia é incluir pelo menos cem novos tipos de produtos nas listas atuais de bens de capital isentos de IPI e PIS/Cofins, cada uma atualmente com cerca de 800 itens.

O ministro Mantega, no entanto, afirmou que a moeda americana não está "afundando", nem provocando uma desindustrialização no país.

Ontem, o Banco Central voltou a intervir para tentar controlar a queda do dólar, mas a moeda americana fechou a R$ 1,954, com desvalorização de 1,46%, a maior em 11 meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]