• Carregando...

Brasília – Depois de oito horas de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais dez ministros, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem que o governo está trabalhando com uma mentalidade de longo prazo na definição das ações para elevar os investimentos públicos em infra-estrutura. "Percebemos ao longo do governo que os investimentos extravasam o horizonte orçamentário, eles têm caráter plurianual", disse Dilma. Segundo ela, não se falou em estabelecer um orçamento plurianual, mas essa seria uma possibilidade para depois de 2007.

Dilma afirmou que a idéia de preparar um orçamento separado para obras de infra-estrutura visa criar um processo mais transparente, seguro e sistemático de gastos. "Não dá para fazer investimentos por soluços. É preciso ter horizonte e regras definidas porque senão as empresas embutem no preço o risco de paralisações da obra e você acaba tendo uma obra mais cara", explicou a ministra.

Segundo ela, os recursos destinados a investimentos em infra-estrutura não podem ser tratados da mesma forma como a verba para custeio, que pode ser orçada em horizonte de um ano. A ministra afirmou que a idéia é ter um documento semelhante ao Plano Plurianual (PPA), que orce as obras dentro do prazo de duração. Segundo Dilma, o orçamento para investimentos precisa ser mais explícito e ter quantitativos precisos sobre a obra que será licitada.

Na reunião foram discutidos projetos nas áreas de logística, energia e saneamento, que consideram necessidades do país até 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]