• Carregando...
Pátio da montadora tem centenas de carros com o capô e o teto marcados pelas pedras de gelo. Empresa já negocia o conserto com “martelinhos de ouro” | Arquivo / Gazeta do Povo
Pátio da montadora tem centenas de carros com o capô e o teto marcados pelas pedras de gelo. Empresa já negocia o conserto com “martelinhos de ouro”| Foto: Arquivo / Gazeta do Povo

A forte chuva de granizo em Curitiba e região no último sábado atingiu em cheio a fábrica da Renault/Nissan, em São José dos Pinhais, um dos municípios mais afetados. As pedras de gelo, que chegaram a ter o tamanho de um palmo, avariaram parte do telhado da fábrica de veículos utilitários da montadora. Para garantir a segurança dos trabalhadores e consertar a estrutura danificada, a empresa suspendeu a produção nos dois primeiros dias desta semana.

Segundo a Renault, o problema já foi solucionado de forma definitiva e os funcionários retomaram o trabalho na quarta-feira. Mas a Gazeta do Povo apurou que o conserto foi apenas provisório para que a linha de produção voltasse a operar. Diante dos problemas na unidade decorrentes do granizo, funcionários apelidaram a fábrica de "Titanic", em alusão ao transatlântico que afundou após colidir com um iceberg.

Funilaria

Além do telhado da fábrica, os automóveis zero quilômetro que estavam estacionados nos três pátios descobertos da Renault/Nissan foram avariados pelas pedras de gelo. Segundo fontes consultadas pela Gazeta, o número de veículos afetados pode chegar a 9 mil, e a montadora já estaria negociando a contratação de empresas especializadas em funilaria – os chamados "martelinhos de ouro" – para consertar os carros atingidos pelo granizo.

Questionada sobre o número de veículos danificados, a montadora negou que ele se aproximasse de 9 mil. Mas não soube informar a quantidade exata, uma vez que o balanço dos estragos ainda não teria sido concluído, nem tampouco a quantidade de vagas descobertas dos pátios da fábrica. Por meio de sua assessoria, a empresa avisou também que, mesmo após o conserto, os veículos avariados não serão vendidos como novos, mas não soube soube informar o que fará com eles. Em 2010, a fábrica de São José dos Pinhais produziu 190,6 mil automóveis e utilitários das marcas Renault e Nissan, quase 16 mil por mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]