• Carregando...

Fontes com conhecimento das negociações entre a Grécia e seus credores privados para uma reestruturação da dívida do país afirmaram neste sábado (21) que um acordo pode não sair antes de segunda-feira, quando ocorre uma reunião dos ministros de Finanças da zona do euro para discutir o segundo pacote internacional de resgate para os gregos. Um acordo com o setor privado é uma precondição para o pacote.

As conversas entre a Grécia e o Instituto Internacional de Finanças (IIF), que representa os bancos, parecem ter sido paralisadas hoje, quando o diretor-gerente da associação, Charles Dallara, deixou Atenas e voltou para Paris. O principal ponto de divergência é sobre o cupom (juro nominal) dos novos bônus que serão oferecidos entre troca dos títulos antigos.

"No momento não existem conversas. Haverá consultas com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para ver como nós ficamos, e depois vamos ver o que acontece. As negociações se tornaram complicadas de novo, com novas demandas sobre os cupons", disse uma pessoa com conhecimento direto do assunto.

O porta-voz do IIF, Frank Vogl, disse que Dallara tinha um compromisso pessoal em Paris e preciso deixar Atenas, mas que uma equipe do instituto permanece na Grécia. Dallara não deve voltar para Atenas neste fim de semana. Um autoridade do Ministério de Finanças grego disse que o diretor do IIF vai continuar as negociações com o ministro Evangelos Venizelos por telefone, ainda hoje.

Com esse novo impasse, parece improvável que os ministros de Finanças da zona do euro discutam o pacote de ajuda para a Grécia na segunda-feira. "Talvez nós não sejamos capazes de alcançar um acordo antes de segunda-feira. Isso é ruim, porque os ministros de Finanças teriam conversas essenciais sobre o segundo pacote de resgate, se houvesse um acordo para a reestruturação da dívida grega", comentou uma alta autoridade da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]