• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A greve dos bancários chegou, nesta quarta-feira, a seu 15º dia. Apesar de os bancos oferecerem atendimento eletrônico para quase todos os tipo de transações, algumas operações acabam sendo prejudicadas no período de greve, especialmente nas instituições públicas. Quem não tem conta na Caixa, por exemplo, tem mais dificuldade para receber benefícios como FGTS e seguro-desemprego.

Siga a @gpeconomia

Pessoas que já têm conta na Caixa terão o valor do seguro-desemprego depositado. Aqueles que não possuem conta, mas têm o cartão do cidadão podem sacar o benefício nas casas lotéricas. Já o FGTS só pode ser recebido nas lotéricas por portadores do cartão do cidadão se o valor for de até R$ 1.500. Acima disso, a pessoa precisa se dirigir a uma agência da Caixa. E, neste caso, o atendimento fica sujeito à boa vontade do bancário.

Os serviços de financiamentos oferecidos pelas instituições bancárias também estão sendo afetados. “Vim tentar fazer um Construcard (da Caixa, para financiamento de obras). É a segunda agência em que tento, mas não consigo atendimento. Vou ter que esperar mesmo”, afirmou o jornalista Felipe Caruso, de 31 anos.

Já no Banco do Brasil visitadas pela reportagem não havia ninguém para ajudar os clientes que tinham dúvidas. Nas agências, havia apenas seguranças. Entre as queixas feitas pelos clientes do Banco do Brasil estava o mau funcionamento dos caixas eletrônicos. Com a paralisação, os usuários são orientados a realizar operações através do autoatendimento, mas quando chegam às agências, os aparelhos não funcionam.

Outro problema que seria facilmente resolvido fora do período de greve, mas durante a paralisação pode acabar se tornando um transtorno para os clientes é o bloqueio dos cartões de débito. A aposentada Regina de Barros bloqueou seu cartão do Banco do Brasil por errar a senha e agora não consegue liberá-lo.

A última rodada de negociação entre bancos e bancários aconteceu na última quinta-feira, mas não chegou a nenhum acordo. A próxima rodada ainda não foi marcada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]