• Carregando...

O maior sindicato da Espanha, o Comissões Operárias, pode convocar uma greve geral para protestar contra as medidas de austeridade planejadas pelo governo, disse seu presidente nesta sexta-feira, apesar de analistas considerarem improvável uma agitação social similar à da Grécia.

O presidente do sindicato, Ignacio Fernández Toxo, disse que "provavelmente" convocaria uma greve geral contra a "política econômica direitista" do governo socialista, "a especulação financeira e os mercados".

Embora Toxo não tenha dito quanto tempo a greve duraria, um porta-voz do sindicato disse que a ação industrial dura apenas um dia normalmente.

O Comissões Operárias e o segundo maior sindicato da Espanha, o UGT, já declararam greve dos funcionários públicos no dia 8 de junho. Os trabalhadores estão irritados com os cortes de salários impostos pela campanha de austeridade do governo.

Questionado se o UGT se juntaria à greve geral, uma porta-voz disse: "Nós não excluímos nada. Nossa posição não mudou.".

Os dois sindicatos também prometeram combater na Justiça a redução dos salários do setor público, parte do pacote de austeridade de 15 bilhões de euros anunciado pelo governo na quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]