• Carregando...
Trabalhadores fecham a entrada do estaleiro Mitrena, no sul de Lisboa | Reuters/Jose Manuel Ribeiro
Trabalhadores fecham a entrada do estaleiro Mitrena, no sul de Lisboa| Foto: Reuters/Jose Manuel Ribeiro

A greve geral desta quarta-feira (14) reduziu drasticamente o transporte público em Portugal embora o trânsito tenha vários engarrafamentos nos acessos às grandes cidades, como a capital e Porto.A Confederação Geral de Trabalhadores de Portugal (CGTP) considerou a greve (a terceira em um ano contra a austeridade do governo conservador) um sucesso em suas primeiras horas e calculou a adesão "em mais de 90%" em diversos serviços, sobretudo o transporte.

As ferrovias, tanto locais quanto interurbanas, os metrôs de Lisboa e do Porto, os ônibus e as conexões fluviais foram fortemente afetados pelo protesto e não houve serviços municipais de limpeza na capital e nos centros urbanos próximos.

Os turnos de noite dos hospitais e as fábricas da zona industrial de Lisboa também registraram incidência "alta" da greve, segundo o secretário-geral da CGTP, Armênio Carlos, que percorreu durante a noite vários centros de trabalho que com outros líderes da esquerda marxista portuguesa para promover a greve.

Em declaração aos jornalistas, Carlos comemorou os primeiros dados da greve e considerou as ações um aviso do povo contra a política de cortes do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

O governo de Portugal, sujeito ao programa de ajuste financeiro do resgate internacional que o país obteve no ano passado, não deu números sobre o alcance da greve, como é habitual, mas ratificou nos últimos dias sua decisão de não reduzir a austeridade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]