• Carregando...

Depois do impasse entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a montadora General Motors (GM), nas negociações ocorridas nesta terça-feira (15), no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, os trabalhadores da empresa resolveram retomar a greve, após uma paralisação de 24 horas, iniciada na segunda-feira.

O movimento grevista foi aprovado em assembleias realizadas com cerca de três mil trabalhadores do primeiro turno, nas portarias do MVA e da S10, da fábrica. À tarde, outros 3,5 mil funcionários também realizaram assembleia e confirmaram a decisão. O mesmo era esperado para o turno da noite, que tem cerca de dois mil trabalhadores.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à Central Conlutas, "os trabalhadores ficaram indignados com a intransigência da GM, que se recusou a aumentar a proposta de reajuste salarial, na audiência de conciliação no TRT."

A última proposta apresentada pelo Sinfavea (Sindicato dos Fabricantes de Veículos Automotores) foi de 6,53%, sendo 4,44% de INPC, aumento real de 2% e abono de R$ 1.500. Os trabalhadores reivindicam 14,65% de reajuste, sendo 8,53% de aumento real.

"Apesar do aumento das vendas registrado nos últimos meses e do altíssimo ritmo de trabalho que está sendo imposto, principalmente após as demissões, a GM mantém uma postura intransigente", disse o diretor do Sindicato e da Conlutas, Luiz Carlos Prates.

Segundo ele, a paralisação poderá ocorrer por tempo indeterminado, se não houver avanço nas negociações.

Empresa

A assessoria de imprensa da GM informou, que a empresa não comenta o movimento grevista, mesmo porque, a questão estaria sub judice desde segunda-feira, quando foi protocolado na Justiça do Trabalho, um pedido de dissídio coletivo.

Além disso, uma reunião foi agendada para tarde de nesta quarta-feira (17), mas a empresa antecipa que isso só irá ocorrer, se a situação nas plantas de São José dos Campos e São Caetano do Sul estiver normalizada. Nenhum sindicalista foi encontrado até às 19h10 para comentar a condição imposta pela empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]