• Carregando...

Os funcionários dos terminais portuários da região de Rosário, na Argentina, que estavam em greve, e as empresas exportadoras de grãos entraram em acordo nesta quarta-feira (31).

Com o acordo, será encerrada a paralisação que causou prejuízos milionários nas exportações do país, pressionando a cotação da soja e gerando preocupações quanto ao abastecimento do produto.

O acordo prevê um aumento de 27% nas tarifas portuárias. As empresas haviam oferecido originalmente um aumento de 25% no valor em dólares da tarifa.

A paralisação coincidiu com o momento de aceleração da colheita da soja na Argentina, um dos principais produtores mundiais. Desde segunda-feira (29), a greve impedia o embarque diário de 100 mil a 200 mil toneladas de grãos.

A notícia do fim da greve impulsionou o mercado de grãos em Rosário, principal centro agrícola do país, onde as operações estavam reduzidas desde segunda-feira, quando os trabalhadores ampliaram seu protesto, bloqueando a maioria dos terminais portuários da zona.

Em Puerto General San Martín, 28 quilômetros ao norte de Rosario, o cais permanecia deserto, já que muitos dos 5.000 caminhões que se acumulavam na área nos últimos dias foram desviados para outros terminais localizados mais ao sul e que continuavam operando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]