Dicas
Encontros podem potencializar contatos feitos on-line
Para explorar com eficácia o potencial do LinkedIn, a coach de carreira Angelita Siqueira recomenda aos usuários uma participação ativa para que os outros usuários possam identificar interesses e conhecer seu perfil e o trabalho que realiza. Segundo ela, também é importante fazer o inverso na lista de contatos e ver as publicações do outro, os grupos de que participam e quem são seus contatos. "Não basta adicionar. É importante identificar contatos potenciais e dar sua contribuição para passar uma imagem mais assertiva", recomenda.
Os encontros presenciais são a oportunidade para identificar pessoas com quem se tem mais afinidade e se compartilha valores, item que a especialista considera imprescindível. "Protegido pela tela do celular qualquer um pode criar uma identidade, por isso o encontro pessoal dá a oportunidade de uma nova leitura sobre as pessoas e potencializa relacionamentos", diz.
De volta à rede após o encontro, há a possibilidade de cultivar a longo prazo os contatos que mais interessam. "Vale enviar um artigo, uma mensagem de parabéns pelo novo emprego ou um simples olá."
Grupos de networking estão fazendo com que as conexões mantidas pela internet, na rede social especializada LinkedIn, rendam conversas no mundo real.
A iniciativa nasceu em Curitiba, quando a especialista em negócios Malu Neves, administradora de grupos de networking do LinkedIn que somam mais de 100 mil usuários, decidiu promover encontros entre os participantes de cada região. "Quisemos humanizar o gigante. As máquinas fazem muito, mas quem faz os grandes negócios ainda são as pessoas", diz Malu.
O que começou há três anos com menos de 20 pessoas em formato de "festa americana" no qual os próprios participantes levam os comes e bebes se tornou um evento profissional, que reúne entre 100 e 150 pessoas. Já são dez edições realizadas na capital paranaense e outras em Porto Alegre e Belo Horizonte. Em 2015, o encontro deve chegar ainda a São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Antes do evento, os participantes recebem por e-mail uma relação com nome, empresa e função de todos os que estarão presentes. No dia, são promovidas atividades como dinâmicas de apresentação e bate-papo com especialistas convidados. Os participantes são das mais diversas áreas, como marketing, administrativo, contas, recursos humanos e gerência. "Quando se junta um bom profissional com uma rede respeitada como o LinkedIn, a possibilidade de negócios é gigante", diz Malu, que destaca a qualificação dos usuários da rede. Dois em cada três usuários do LinkedIn possuem graduação e 25% são pós-graduados.
Resultados
Os resultados já foram os mais diversos, incluindo propostas de emprego, contratação de serviços e até venda de imóveis. "O que leva alguém a contratar esse profissional ou aquele é o relacionamento", conta a idealizadora, que contratou seu atual advogado após conversas e consultorias gratuitas em encontros de networking.
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