i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Empresas estatais

Guedes está frustrado com as privatizações. De quem é a culpa pelo atraso?

  • Brasília
  • 24/11/2020 19:39
O ministro da Economia, Paulo Guedes, diz estar "bastante frustrado" com a dificuldade em fazer andar as privatizações de estatais.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, diz estar bastante frustrado com a dificuldade em fazer andar as privatizações de estatais.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confessou estar “bastante frustrado” por não ter conseguido vender nenhuma estatal em dois anos de governo. Ele jogou a culpa principalmente no Congresso ao dizer que "acordos políticos de centro-esquerda" barram as privatizações, mas também reconheceu que o programa não "andou direito" por questões dentro do próprio governo. E defendeu a recomposição da base parlamentar para conseguir marcar pelo menos um "gol", analogia que usou para se referir à venda de uma grande empresa em 2021.

Mas, afinal, de quem é a culpa? Por que a agenda de privatizações não anda? O histórico recente mostra que, realmente, governo e Congresso têm suas parcelas – maiores ou menores – de responsabilidade, como pontuou o ministro.

"As privatizações não andaram, e eu estou convencido hoje porque havia um acordo político de centro-esquerda para não pautar. E dentro do governo também havia alguma resistência. Todo ministro gosta de uma empresa que está embaixo do ministério dele", relatou Guedes durante evento online da Câmara Internacional de Comércio na última segunda-feira (23).

O governo Bolsonaro começou o mandato com 46 estatais de controle da União e vai terminar 2020 com 46 estatais de controle direto da União. Em quase dois anos, o Ministério da Economia conseguiu apenas concluir duas liquidações (fechamentos) iniciadas na gestão Temer. Outras liquidações e as primeiras privatizações estão previstas só para 2021 – depois de já terem sido adiadas de 2019 para 2020.

Guedes e seu braço-direito escolhido para comandar o processo de privatizações – o ex-secretário Salim Mattar – chegaram ao governo mostrando desconhecimento do processo de privatização. Eles prometeram anunciar em 50 dias de mandato uma lista de empresas a serem vendidas, o que acabou não acontecendo, já que a burocracia de venda de uma estatal depende de uma série de decisões e processos internos e, por vezes, da aprovação do Congresso. Mesmo que tivessem apresentado, não passaria de uma lista de intenções.

Boa parte dos ministérios não quer vender suas estatais

O primeiro ano do governo foi gasto com o mapeamento da situação das estatais e o convencimento interno da importância das privatizações. Guedes e Mattar enfrentaram resistências de boa parte da Esplanada quando manifestaram o desejo de vender diversas estatais.

A desavença pública mais notória foi com o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), que tinha sob seu guarda-chuva seis estatais e não queria vender nenhuma. É preciso o aval da pasta responsável pela estatal para a privatização ir adiante.

Ainda assim, o governo conseguiu incluir 11 empresas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), uma espécie de primeira fase das privatizações. É nessa etapa que é avaliada a necessidade de venda ou fechamento da estatal. Uma vez concluído que a privatização é mesmo necessária, a empresa vai para o Programa Nacional de Desestatizações (PND), em que começa o trâmite em si.

O governo também enviou ao Congresso o projeto de lei que autoriza a privatização da Eletrobras. Mas o texto só chegou à Câmara em novembro de 2019, após longos meses de discussão entre os Ministérios da Economia e de Minas e Energia, que discordavam de aspectos sobre a forma que a estatal deveria ir à venda. O projeto do governo Temer, que também previa a privatização da companhia de energia, foi ignorado e o processo recomeçou do zero.

Governo começou 2020 otimista, mas pandemia freou privatizações

Em 2020, o governo começou otimista. O Conselho do PPI divulgou em fevereiro um calendário prevendo 11 privatizações e liquidações até 2022. Eram todas empresas que já estavam no Programa Nacional de Desestatização e que não precisavam de autorização legislativa para serem privatizadas. A lista poderia crescer para 16, assim que autorizações legislativas fossem dadas nos casos necessários e que os estudos do PPI para algumas estatais avançassem.

Mas a pandemia pegou o mundo de surpresa e interrompeu os trabalhos. O projeto de privatização da Eletrobras ficou parado na gaveta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. E o governo só conseguiu andar com alguns estudos de privatização. A promessa agora é colocar em pé esse calendário, com algumas modificações, a partir de 2021.

Burocracia também dificulta o avanço

Guedes continua defendendo que o governo acelere o processo de privatizações. Mas, sem mudar a legislação, isso é impossível. O ex-secretário Salim Mattar até chegou a esboçar um “fast track” das privatizações, um projeto que previa o corte de etapas para, assim, acelerar a venda de estatais. Mas a ideia nem sequer saiu do Ministério da Economia.

Em média, leva-se de um ano e meio a dois para vender ou liquidar uma estatal de controle direto. Somente a venda de subsidiárias (estatais que pertencem a outras estatais) é mais rápido.

Para privatizar uma estatal o governo precisa, primeiro, decidir internamente se quer vendê-la. Se há interesse, o nome da empresa é levado para deliberação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). Esse conselho é presidido por Guedes e composto por alguns outros ministros e os presidentes da Caixa, Banco do Brasil e BNDES.

Cabe ao CPPI recomendar a inclusão de uma estatal no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) ou no Programa Nacional de Desestatização (PND). Normalmente, a decisão é incluir a empresa primeiro no PPI, para estudar se a privatização é mesmo o melhor caminho. Caso a resposta seja sim, o CPPI recomenda que o presidente assine um decreto incluindo a estatal no PND. Assim, começam os trâmites para a venda.

Esses trâmites incluem estudos de modelagem e de viabilidade econômico-financeira, consultas públicas, road show (apresentações a investidores), aval do Tribunal de Contas da União (TCU) e publicação do edital em si.

O processo fica ainda mais demorado quando uma estatal precisa do aval do Congresso para ser vendida, ou quando é necessária autorização legislativa para quebrar um monopólio previsto em lei. Neste caso, antes de incluir a empresa no PND, o governo precisa da aprovação dos parlamentares, o que depende das negociações políticas.

Quatro grandes privatizações: sonho ou realidade?

Ainda assim, Guedes segue sonhando em fazer quatro grandes privatizações: Correios, Eletrobras, Porto de Santos e PPSA (estatal do pré-sal). Mas ele mesmo admitiu, em evento no dia 10, que já será uma vitória – por um a zero – se o novo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord, consiga vender ao menos uma empresa.

"Quem sabe ele aguenta o tranco e vai conseguir entregar mais. Ele só tem que fazer um gol para ganhar, porque, na outra [gestão Mattar, de janeiro de 2019 a julho de 2020], não fizemos nada", lamentou o ministro.

Conforme mostrou a Gazeta do Povo, o governo tem apostado as suas fichas nos Correios em 2021. A estatal é uma das maiores do país e a privatização do setor postal pode deixar uma marca similar à privatização da telefonia no fim dos anos 1990, avalia o Ministério da Economia. O projeto que autoriza a venda deve chegar ao Congresso neste mês ou em dezembro. Os estudos estão em andamento, a cargo de uma consultoria contratada pelo BNDES.

O projeto da Eletrobras, por sua vez, está emperrado no Congresso e sua evolução ainda é uma incógnita. A privatização da PPSA enfrenta resistências no Ministério de Minas e Energia e pode acabar nem saindo. O processo do Porto de Santos está andando, mas deve ficar para 2022, segundo calendário do BNDES.

Impasses políticos

Para Guedes, o maior empecilho às grandes privatizações, como da Eletrobras e dos Correios, que dependem do aval do Congresso, são os “acordos políticos” de centro-esquerda para barrar as propostas. Nos últimos dois meses, o ministro citou publicamente várias vezes a existência desse “complô” contra a agenda do governo. Em uma das ocasiões, chegou a citar que Maia fazia parte do acordo, o que foi rechaçado pelo presidente da Câmara.

“Somos um governo de centro-direita, ganhamos as eleições dizendo que vamos transformar o Estado brasileiro, que vamos privatizar. Como é que pode ter um acordo político que impede as privatizações?", questionou Guedes ao participar de premiação realizada pela revista Exame no dia 18 deste mês.

“Tem acordo político na Câmara e no Senado que não deixa privatizar. Que história é essa? Precisamos recompor o eixo político para fazer a privatizações prometidas desde a campanha", afirmou no dia 10, em evento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). “Não há razão para interditar as privatizações”, disse em 30 de setembro, numa direta a Maia.

O Congresso é realmente uma pedra do sapato do governo quando o assunto é privatização. O projeto da Eletrobras é um exemplo. Temer tentou privatizá-la, não conseguiu. Bolsonaro também, mas a matéria até o momento nem sequer começou a tramitar. Maia avisou que só colocará para rodar quando o governo chegar a um acordo com o Senado. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que o texto, da forma que está, não passa na Casa.

A Casa da Moeda, uma estatal que Guedes e Salim queriam vender, também foi brecada pelo Congresso. O governo enviou em 2019 uma medida provisória prevendo a quebra do monopólio na produção de moeda e papel-moeda, mas o texto caducou por decisão dos parlamentares. Depois, o próprio presidente Bolsonaro decidiu que era melhor não privatizar a empresa.

Sobre as resistências internas, Guedes disse em evento recente que elas estão superadas. "Alguns ministros nossos, no início, não compreenderam a importância do programa de privatizações para derrubar a dívida/PIB. Agora todo mundo entendeu a importância crucial da privatização", relatou no dia 23 de novembro, em evento promovido pela Câmara Internacional de Comércio.

Decisões do STF também dificultaram a venda de estatais

Decisões de ministros e do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) também dificultaram a privatização de estatais.

Em junho de 2018, ainda no governo Temer, liminar do ministro Ricardo Lewandowski determinou que a venda do controle acionário de empresas públicas, sociedades de economia mista e de suas subsidiárias ou controladas exige prévia autorização legislativa. Ou seja, que o governo precisaria de autorização do Congresso para privatizar toda e qualquer estatal. A decisão prejudicou principalmente o processo de desinvestimento da Petrobras, que já estava em curso.

Quase um ano depois, ao analisar a questão, já no governo Bolsonaro, o plenário do STF derrubou parte da liminar de Lewandowski ao definir que a privatização de subsidiárias não exige aval do Legislativo. Porém, confirmou que a venda de "empresas-mãe", isto é, as controladoras, exige a autorização do Congresso. Dessa forma, o governo precisa da aprovação dos parlamentares para – por exemplo – passar a Eletrobras ou os Correios à iniciativa privada.

No mês passado, o STF voltou a tratar de privatizações e autorizou estatais a criarem subsidiárias com a finalidade de vender parte de seus ativos. O Supremo havia sido provocado pelo Congresso, que tentava barrar essa prática. Com isso, a Petrobras – cujo programa de desinvestimento estava em julgamento – ficou livre para prosseguir com o plano de se desfazer de algumas refinarias sem a necessidade de autorização do Congresso.

Lista de estatais não privatizáveis só aumenta

Diante de todas as dificuldades e resistências internas e externas, a lista de estatais que não serão privatizadas só cresce.

São elas: Amazul, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES, Caixa Econômica Federal, CPRM, Casa da Moeda, EBC, Emgepron, INB e Petrobras.

59 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 59 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo Amaral

    ± 0 minutos

    A máquina pública brasileira foi criada por inspiração pombalina no início e positivista depois, ou seja, o Estado é tudo. Nessa caminhada, aprendeu a se auto-preservar. Aí chegou o ministro Paulinho Gogó, com sua sutileza de motoniveladora e equipe, que não se deram ao trabalho de entender como o sistema funciona, e foram engolidos vivos. Esqueçam;nada vai ser vendido, quando muito os Correios, porque há um consenso de que ele é ruim demais e não tem salvação. E a caravana segue...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Amaral

      ± 0 minutos

      A máquina pública brasileira foi criada por inspiração pombalina no início e positivista depois, ou seja, o Estado é tudo. Nessa caminhada, aprendeu a se auto-preservar. Aí chegou o ministro Paulinho Gogó, com sua sutileza de motoniveladora e equipe, que não se deram ao trabalho de entender como o sistema funciona, e foram engolidos vivos. Esqueçam;nada vai ser vendido, quando muito os Correios, porque há um consenso de que ele é ruim demais e não tem salvação. E a caravana segue...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • T

        TIAGO

        ± 16 horas

        Coitado do Guedes. Tem que aguentar o congresso que deixa caducar 90% das MP's e os radicais de centro (vulgo isentões) que nunca pisaram numa faculdade de economia e querem ensinar ao ministro o que é liberalismo além de cagar regra sobre como o ministro deve se comportar. Paulo Guedes é patriota pq não fosse teria abandonado o barco, deixado que o congresso q se **** travando tudo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          AMAURI

          ± 16 horas

          A culpa é do Dunha.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • T

            TIAGO

            ± 16 horas

            Esse Amauri n cansa.... É do Lula q vc ama, Amauri.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • R

          Regina Célia Baldin

          ± 17 horas

          Mais uma vez esse relapso vem com essa conversinha. Não foi capaz de fazer nenhum projeto assim como desprezou os dois únicos que Temer havia elaborado e eram excelentes. Esse governo têm um bando de incompetentes a começar do chefinho que nunca conseguiu em três décadas fazer uma Lei sequer.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            julio marcos Correia

            ± 17 horas

            Lógico que a culpa é do PT ! Kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • T

              TIAGO

              ± 16 horas

              Pior q o PT fica lá travando msm

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • V

            Vinicius Montgomery de Miranda

            ± 18 horas

            Uma vergonha esse país rico ser refém desses picaretas da esquerda que usam e abusam das estatais para se enriquecer.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Rômulo Viel

              ± 18 horas

              Não tem essa de "Ministério não querer vender estatais". Se é programa de governo, o Ministro segue a ordem ou é demitido.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • V

                Viralatas

                ± 18 horas

                Bolsonaro conquistou o cargo, mas não conquistou o poder. Olavo realmente tinha razão afinal de contas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • J

                  julio marcos Correia

                  ± 17 horas

                  Pro Filósofo ter RAZÃO é por que a coisa tá feia.... kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • pradojoseeduardo@gmail.com

                ± 19 horas

                A culpa é desses congresso alinhado com a esquerda, de olho no voto dos sindicalizados, o que mostra que o Brasil é um país de vadios, temos uma horda de preguiçosos empoleirados nas estatais sugando dinheiro que serviria para gerar bem estar para a povulação.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • B

                  BANESTADO

                  ± 19 horas

                  COMO DIZ AQUELE LOCUTOR DA GLOBO: SABE DE QUEM? - DO NOJENTO, SEM VERGONHA, **** , ""RODRIGO NHONHO. MAIA"! Ele quer o quanto PIOR MELHOR< desde o inicio do Governo só travava PEDIDOS DE BOLSONARO, ALEM DE FALR MAL DO PRESIDENTE PELAS COSTAS, BOLSONARO ESTÁ INGULINDO PRA NÃO DAR UMA SURRA NESSE CAHORRO> Ele está em DENUNCIA DA LAVA JATO, DESDE O INICIO QUERIA QUE MORO, COMO MINISTRO DA JUSTIÇA ARQUIVACE O PROCESSO, COMO Não Fez, então TRAVAVA O GOVERNO E PRIVATISAÇÕES> Ele comando INFELIZMENTE UM GRUPELHO DE SEM VERGONHA DE DEPUTADOS QUE NÃO APROVAM CERTAS PRIVATIZSAÇÕES. ESTÁ EXPLICADO SR. GUEDES.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    ALOIZIO BARROS DE SOUZA

                    ± 19 horas

                    A culpa? Primeiro, do congresso nacional que só trabalha contra o Brasil. Segundo, da esquerda que só trabalha contra o Brasil e à favor de si própria. Terceiro, do STF que judicializa tudo. e impede tudo. Quarto, dos chineses, que acabaram com o mundo nesse ano de 2020 com seu vírus do inferno. Qual governo consegue fazer alguma coisa com 4 pragas puxando o país pro caos?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • A

                      Antônio Carlos

                      ± 18 horas

                      Pense em adicionar mais uns culpados no seu próximo comentário; a mídia, os funcionários púbicos, as ONGs, a mulher do Macron, as universidades federias, o kit gay, a empregada doméstica que vai a Miami, o Mandetta, a Globo, a velha política, os nordestinos cabeça chata, as meninas que vestem azul, os países que compram madeira da Amazônia, a falta de gado bombeiro, os governadores, a Folha de São Paulo, o Dória, a esfericidade da terra, as reservas indígenas, a Venezuela, blá blá bla .........., enfim tudo joga contra.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lucas S.

                    ± 21 horas

                    teste

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Agnaldo Pelosi Jeronymo

                      ± 21 horas

                      Nhonho Botafogo, esquerdalha e Supremo Olimpo Federal

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Ricardo Cesar Martins Santos

                        ± 21 horas

                        Os dois balofos, Botafogo e Batoré!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Deco Bamba

                          ± 21 horas

                          Esqueci de dizer porque o mentecapto não exige mais de Guedes na criação de emprego. A elite colocou o zonzo na presidência para acabar com PT. Acabar com estatais é tentar acabar coma PT mas esquecem que neste pais bipolar sempre existirá um partido da esquerda. A elite quer que você trabalhe 70 horas semanais sem regalias adquiridas e a esquerda quer que você seja tratada como um humano.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • R

                            Rômulo Viel

                            ± 18 horas

                            Que papinho bobo... Tá louco...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ALOIZIO BARROS DE SOUZA

                            ± 19 horas

                            Quanta besteira! 14 anos de corrupção nos governos do PT foram realmente muita preocupação deles, com o "humano".

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Pzig

                            ± 20 horas

                            KKKKKK aselite. papo de comuna

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Deco Bamba

                          ± 21 horas

                          O que é importante para o pais: a paranoia do banqueiro em vender estatais ou criar empregos. Este á mais importante no momento para reeleição do mentecapto. Ocorre que criar empregos são para pessoas inteligentes e doutorado não necessariamente quer dizer inteligente. Estatais não deveriam ser a prioridade de momento. Vendas de estatais significam mais desempregos. Esta paranoia é que está travando o governo do mentecapto.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • P

                            Pzig

                            ± 20 horas

                            desemprego de quem já não faz nada e só da prejuizo é ótimo para o pais ó anta.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rogério

                          ± 22 horas

                          Privatizar significa passar à iniciativa privada uma atividade exercida pelo estado. Normalmente essa decisão implica em colocar o quadro funcional aos sabores do mercado: privilégios e outras vantagens deixam de existir. Competência e produtividade passam a ter maior valor! Eis a razão para muitos políticos serem contra às privatizações...dessa forma o cabresto deixa de existir. Afinal, eles querem o melhor para o Brasil ou para eles? Muito fácil concluir...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            João Teixeira Pires

                            ± 23 horas

                            Remeto ao livro "Por que as nações fracassam" de autoria de Acemoglu & Robinson: nossas instituições (Congresso, STF, Ministérios) são "extrativas" e não "inclusivas". Ou seja, funcionam de forma totalmente ineficaz para promover a verdadeira inclusão social, criando ambiente necessário para o desenvolvimento. Não adianta xingarmos o presidente da vez. Vem de um processo histórico que, para ser rompido, exige um compromisso sério e integrado entre governo e sociedade por vários mandatos. Quem devemos eleger em 2022 para ao menos iniciar este processo?? Eis a questão.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              João Teixeira Pires

                              ± 23 horas

                              Remeto ao livro "Por que as nações fracassam" de autoria de Acemoglu & Robinson: nossas instituições (Congresso, STF, Ministérios) são "extrativas" e não "inclusivas". Ou seja, funcionam de forma totalmente ineficaz para promover a verdadeira inclusão social, criando ambiente necessário para o desenvolvimento. Não adianta xingarmos o presidente da vez. Vem de um processo histórico que, para ser rompido, exige um compromisso sério e integrado entre governo e sociedade por vários mandatos. Quem devemos eleger em 2022 para ao menos iniciar este processo?? Eis a questão.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                MIRIAM CRISTINA

                                ± 23 horas

                                Políticos, apadrinhados e funcionários públicos, fazem pressão para não privatizar nada, alguém acha que eles vão viver somente com suas remunerações? Enquanto votarmos em milico e funcionário público ou ex-funcionário público (nacionalistas ao extremo com visão deturpada do capitalismo e liberalismo econômico), não teremos a menor chance. Poucos tem a consciência de que quanto menor o Estado, mais as situações econômicas se auto- regulam. As pessoas não tem consciência de que é o capitalismo e a concorrência que permitem a regulação de preços. Não dá para ter uma empresa de petróleo e 06 bancos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • R

                                  Rogério

                                  ± 22 horas

                                  Trabalhei em estatal de energia elétrica nos canteiros de obras e sempre fui favorável à privatização. Eu dizia que quem trabalha sempre irá encontrar portas abertas... Alguns discordavam de mim... O fato é que passei por essa experiência e estou aqui confirmando que valeu a pena acreditar no óbvio...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                marcos

                                25/11/2020 13:07:41

                                O dois chefes das casas legislativas são " Liberais " do DEM. Pelo visto até o PSDB é mais liberal que o DEM. É vergonhoso o falso liberalismo do DEM.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Emerson

                                  25/11/2020 13:06:17

                                  Frustrado está o povo de bom senso que aguarda ansiosamente sempre a semana que vem, o mês que vem e o ano que vem vindos do nosso "Posto Ipiranga" os quais nunca chegam. E assim estamos dando adeus ao pandêmico 2020 dificuldades e crises diversas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    Walter

                                    25/11/2020 12:59:13

                                    Fatos espelham nosso comportamento desde as Capitanias Hereditárias". Enquanto não se mudar a forma de pensar sobre o que deve ser responsabilidade do Estado, da iniciativa privada e dos cidadãos, seremos um País com poucas chances de transformação. O pior é que o tempo para decidir isso está cada vez mais escasso e, com certeza, a conta só irá aumentar para todos ao final dessa história.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      chico

                                      25/11/2020 12:41:04

                                      A centro direita ganhou mas não levou.O estado Brasileiro se recusa a diminuir e vive em proveito próprio.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        joão José Augusto Mendes

                                        25/11/2020 12:06:10

                                        Antes desses comentários sem nexo, voltem aos anos do FHC e lembrem-se de sindicalistas nas ruas do Rio chutando os empresários que chegavam para o leilão da CSN. Então saberão como é difícil tirar estatal dos seus verdadeiros donos, os sindicatos.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          F.H.O

                                          25/11/2020 12:05:52

                                          AINDA BEM QUE EXISTE UM CONGRESSO NACIONAL PARA DEFENDER O PAIS DESSA IDEIA INSANA DE SAIR VENDENDO TODAS AS ESTATAIS... QUEREM VENDER ATE AS QUE SAO LUCRATIVAS OU SAO ESTRATEGICAS.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • A

                                            Adriano Fritz

                                            25/11/2020 12:35:48

                                            Certeza que querem vender de tanto lucro que dão que cobrem até o déficit do governo! E quanto a serem estratégicas acho que não está dando certo há muitos anos não viramos referência em nada!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • X

                                          Xicote

                                          25/11/2020 12:05:08

                                          Esse governo ta pior que oda Dilma ....nada sai do papel..tudo é culpa...dos outros !!!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Antonio Cousseau

                                            25/11/2020 11:44:00

                                            A CULPA E A RESPONSABILIDADE É DO CO NGRESSO NACION AL QUE SUGA A NAÇÃO, POR SEUS MAIAS E ALCOLUMBRES ESTRAGANDO A PÁTRIA AMADA. MAS ELES TERÃO QUE PAGAR. TERÃOQUE DEVOLVER.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSE PAULO MUZEKA

                                              25/11/2020 11:23:39

                                              A culpa é dos Funcionários Públicos!!!! Pois todas as coisas ruins, são atribuídos à eles.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                JAMC

                                                25/11/2020 11:19:53

                                                Sempre a culpa é do responsável pelo processo, no caso ele ... quem só culpa os outros , é um perfeito exemplo de incompetente

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • P

                                                  Pzig

                                                  25/11/2020 11:07:53

                                                  Um herói lutando contra a esquerda e fisiologismo da velha politica unidos.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    CSG

                                                    25/11/2020 10:45:12

                                                    Paulo Guedes é um ministro padrão governo Bolsonaro, esbanja incompetência , é incapaz de fazer andar algum projeto e fica arrumando culpados. A culpa pelo atraso é do teu chefe, esse sim o próprio atraso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • P

                                                      Pzig

                                                      25/11/2020 11:07:18

                                                      Mentira, Um heroi lutando contra a esquerdalha e fisiologismo unidos.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Goku

                                                    25/11/2020 10:41:53

                                                    Vender o patrimônio do povo brasileiro e entregar para a iniciativa privada estrangeira é crime. O lucro dessas empresas vai pra fora do Brasil. Estamos apequenando o nosso país. O caminho correto é sanear , fiscalizar e fortalecer o estado e não vender a preço de banana.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • P

                                                      Pzig

                                                      25/11/2020 11:08:47

                                                      O que dá prejuizo, sempre tem preço de banana e melhor se desfazer que coninuar sangrando.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    MBP

                                                    25/11/2020 10:35:14

                                                    Título da matéria dá a impressão de que Guedes desistiu... Acho que não hein! https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-11/guedes-anuncia-que-vai-para-o-ataque-com-privatizacoes-e-reformas

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • P

                                                      Pzig

                                                      25/11/2020 11:09:25

                                                      Verdade. a Fritura está grande!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Curitibano

                                                    25/11/2020 10:17:59

                                                    Infelizmente temos um governo incapaz e com o rabo preso, que se tornou refém do centrão. Serão mais quatro anos perdidos para somarmos aos últimos vinte e dois dos governos passados.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Carlos Tadeu Furquim

                                                      25/11/2020 10:01:49

                                                      Ainda um grande processo de toma lá da cá. O poder pelo poder. Pobre Brasil.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Carlos Tadeu Furquim

                                                        25/11/2020 10:01:49

                                                        Ainda um grande processo de toma lá da cá. O poder pelo poder. Pobre Brasil.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luiz Antonio Benfato

                                                          25/11/2020 9:40:11

                                                          quem tem um congresso como este nao precisa de inimigos preguiçoso lento e so boicota a pauta

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            Adriano Fritz

                                                            25/11/2020 9:24:58

                                                            Tudo que o estado faz é caro e ineficiente! Exemplos não faltam para comprovar essa frase, as estatais só servem de cabides de emprego e justificativas para desvio de dinheiro, uns falarão não precisa privatizar faz funcionar, impossível funcionar um lugar que os cargos são definidos por indicação e não por mérito! O estado deveria prover segurança e justiça apenas o resto como saúde e educação já está provado que a iniciativa privada faz melhor!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • P

                                                              Pzig

                                                              25/11/2020 11:10:13

                                                              Perfeito

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • O

                                                            Osvaldo

                                                            25/11/2020 9:24:03

                                                            Não há interesse de diminuir o tamanho do estado !! Este permanecerá beneficiando uma minoria , enquanto a maioria trabalha duro para pagar os impostos mais caros do mundo..( custo /benefício péssimo ) parabéns Guedes ! pela tua persistência em tentar diminuir o custo Brasil ..será difícil nesta geração, talvez a próxima ..

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Paulista

                                                              25/11/2020 8:58:17

                                                              Tem que privatizar tudo.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • E

                                                                Evandro

                                                                25/11/2020 6:37:50

                                                                Parece que sem um mensalão não se avança no congresso. Não importa quão importante as medidas sejam para o país. Lembram como governos notórios no passado não tinham a menor dificuldade em ter o “ beneplácito “ parlamentar ? Vamos adiante, trabalhando sério. As coisas precisam mudar!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  RAP

                                                                  25/11/2020 5:11:25

                                                                  A cartilha Paulo Guedes...CPMF, vender o que não é seu e por último a letra V, que representaria queda e crescimento da economia...só o que está crescendo é a inflação. Lamentável.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • P

                                                                    Pzig

                                                                    25/11/2020 11:11:01

                                                                    a Pandemia é só boato?

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                Fim dos comentários.