• Carregando...
Hasbro é detentora de marcas como a Nerf, de armas de brinquedo
Hasbro é detentora de marcas como a Nerf, de armas de brinquedo| Foto: BigStock

As ações da Hasbro, fabricante de brinquedos como as armas Nerf, massinhas Play-Doh e Meu Querido Pônei, despencaram 17% nesta semana depois de a empresa informar a diminuição de pedidos para o final do ano. Os lojistas estariam já precificando as tarifas anunciadas pelo presidente Trump na guerra comercial com a China.

O timing das sobretaxas, adiadas de 15 de setembro para 15 de dezembro, não poderia ser num período mais crítico para a Hasbro, que concentra um terço de suas vendas anuais entre outubro e dezembro. Ao adiar as tarifas, o presidente Trump havia argumentado que não queria prejudicar os consumidores durante as compras de fim de ano.

Os executivos da Hasbro dizem, contudo, que as incertezas envolvendo as novas tarifas já tiveram seu impacto na empresa, cujas receitas recuaram 2% no trimestre, enquanto os lucros caíram quase 20%.

“Desde quando o governo começou a falar em tarifas, já alertávamos do efeito danoso que elas teriam em nosso negócio”, disse o CEO da Hasbro, Brian Goldner. “No terceiro trimestre, a ameaça da implementação das tarifas já impactou nossos embarques e nossa capacidade de atender à demanda”, completou.

A indústria americana de brinquedos, que depende muito da produção em solo chinês, está entre uma das mais atingidas pela guerra comercial. Segundo um relatório da Trade Partnership, as sobretaxas de 10% poderão elevar o preço dos brinquedos em até 17%, enquanto o impacto para calçados deverá ser de 8%, e de 4% para TVs.

Goldner disse que a empresa não terá escolha e que precisará “repassar o valor das tarifas para os consumidores”. A Hasbro vem tentando diminuir sua dependência de brinquedos fabricados na China, que representam dois terços de sua produção total. A perspectiva, diz Goldner, é reduzir essa dependência para 50% até o final do ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]