• Carregando...

Um hacker dos Estados Unidos, que na adolescência decifrou códigos de players de DVD, encontrou uma forma de quebrar a proteção que impede os usuários do player de mídia digital iPod de reproduzir canções de outros portais de música online além do serviço de downloads iTunes da Apple, informou uma empresa nesta quarta-feira.

Jon Lech Johansen, um norueguês de 22 anos de São Francisco, decodificou e alterou a tecnologia de bloqueio FairPlay, da Apple, informou Monique Farantzos, diretora executiva da DoubleTwist, empresa que pretende comercializar as licenças de uso do código para outras companhias.

- O que fizemos foi basicamente reverter a engenharia de sistemas do FairPlay - afirmou. - Isso permite que outras empresas e portais possam oferecer conteúdo para usuários do iPod.

A tecnologia decodificada de Johansen permitirá que Microsoft, Nokia, Sony Ericsson e Samsung Electronics - algumas das empresas que pretendem enfrentar o iTunes - possam oferecer músicas para usuários de iPod. A estratégia da Apple neste momento é manter a oferta de músicas do iTunes disponível apenas para portáteis da empresa, e impedir que as músicas oferecidas por outros portais da internet funcionem nos iPods.

O iTunes domina cerca de 88% dos downloads legais de músicas nos Estados Unidos, enquanto o iPod se mantém como líder de vendas de portáteis multimídia com mais de 60% do mercado mundial, comprovam pesquisas na área.

A Apple, sediada em Cupertino, Califórnia, não quis comentar a novidade.

O jovem Johansen, conhecido como "DVD Jon", ganhou fama aos 15 anos ao criar e distribuir, pela internet, um programa que decodifica os bloqueios da tecnologia de DVDs - permitindo que discos óticos originais possam ser reproduzidos e copiados livremente para qualquer mídia digital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]