Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio exterior

Governo comemora com cautela derrubada de tarifas de Trump e elogia diplomacia do Brasil

Fernando Haddad
O ministro Fernando Haddad, da Fazenda. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O governo federal se juntou à reação contida do restante dos parceiros comerciais dos EUA e comemorou, com cautela, a derrubada das tarifas pela Suprema Corte dos EUA. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) declarou que a tarifa global anunciada por Trump em resposta à decisão "não tira competitividade" do Brasil. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o efeito imediato é “evidentemente favorável” aos países.

Geraldo Alckmin concedeu entrevista coletiva para comentar as medidas. Para ele, as tarifas anunciadas por Trump colocam o país em pé de igualdade com a concorrência. "A tarifa de 10% global, é global. Logo, não tira competitividade do Brasil", disse.

Em postagem em sua conta no X, o Haddad declarou que o Brasil teve “a mais correta” postura diplomática. “Acreditou no diálogo, na disputa pelos canais competentes tanto na OMC quanto no Judiciário americano, estabelecendo uma conversa direta para falar de temas relevantes. O Brasil, do ponto de vista de sua relação bilateral, agiu de forma impecável”, disse Haddad.

VEJA TAMBÉM:

A justiça americana considerou nesta sexta-feira (20) ilegais as tarifas aplicadas pelo presidente Donald Trump. Por maioria de 6 votos a 3, a Corte Máxima dos EUA, que tem maioria conservadora, impôs uma das primeiras grandes derrotas a Trump no segundo mandato.

Como um dos países mais afetados, o Brasil recebeu tarifas iniciais de 50% e estava em negociações pela derrubada destas taxas. Após negociações, as tarifas foram reduzidas para 22%. Após a decisão da Suprema Corte, Trump anunciou novas tarifas globais de 10%, citando alternativas à disposição no Congresso americano.  

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.