• Carregando...

A energia elétrica economizada devido ao horário de verão no Paraná seria suficiente para abastecer Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral por seis dias. O cálculo é feito a partir das três horas diárias em que a demanda por energia é reduzida, em razão do horário de verão. A informação, que serve apenas para dimensionar os efeitos do horário especial, é da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e foi divulgada nesta quinta-feira (14).

A estimativa da empresa é que a energia que não precisou ser gerada no período seria suficiente para suprir 10% da carga requisitada por essas três regiões durante os 119 dias do horário de verão. No estado inteiro, que demanda diariamente, em horários de pico, 4.800 Megawatt, a economia foi, em média, de 4% – aproximadamente 172 Megawatt.

O horário de verão, no qual os relógios são adiantados em 11 estados e no Distrito Federal, começou em 21 de outubro e termina partir da 0 hora deste domingo (17), quando os relógios precisam ser atrasados em uma hora.

Nelson Antônio Cuquel, engenheiro do Centro de Operações do Sistema Elétrico da Copel, relata que o destaque para o horário de verão é a economia de recursos que a mudança nos relógios representa. "Esse volume deixou de trafegar pelo sistema, mesmo assim os consumidores receberam a quantia [de energia] necessária. Isso é um ganho para o meio ambiente, que precisou ter menos recursos utilizados para gerar a energia necessária", analisa.

Segundo Cuquel, um dos principais motivos que gerou economia de recursos foi a diminuição nas perdas de energia. "Quanto mais você carrega um sistema complexo, maior vai ser a perda. Um carro carregado, por exemplo, demanda mais energia para se movimentar. Quando você muda o horário para uma hora mais cedo, isso faz com que diferentes consumidores tenham uma curva mais distribuída, o que deixa a curva do consumo com menos horários de pico", relata o engenheiro.

Balanço nacional

Na próxima semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai divulgar o balanço da economia com o horário de verão no país. A estimativa de Cuquel, com base em anos anteriores e levando em conta a utilização de termelétricas pelos baixos níveis nos reservatórios de hidrelétricas no país, é que a economia de energia no Brasil tenha ficado na ordem de 0,5% do total utilizado pelos brasileiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]