• Carregando...

Rio de Janeiro - O sul-coreano Hyundai Heavy Industries assinou memorando de intenções de parceria com o empresário Eike Batista no estaleiro que vai ser construído a partir do ano que vem em Santa Catarina, um projeto de 1 bilhão de dólares, informou à Reuters o diretor da EBX, Rodolfo Landim.

De olho na exigência de conteúdo nacional para viabilizar a exploração petrolífera brasileira, o grupo EBX criou a OSX, empresa que será responsável não só pelo estaleiro mas que pretende se tornar dona e operadora de plataformas.

"Vai ser o maior estaleiro da América Latina, nosso objetivo é construir, afretar e operar equipamentos, principalmente para a OGX", informou Landim, referindo-se ao braço de petróleo do grupo que é o maior agente privado atuando no setor no Brasil.

"Diante dessa imensa demanda do pré-sal, se você não cria uma condição de dentro do grupo de poder produzir isso, você corre o risco de estar com toda a estrutura produzindo para a Petrobras", complementou, ressaltando que haverá capacidade também para atender encomendas de terceiros.

Eike participou da 9a rodada de petróleo e, segundo rumores de mercado, teria conseguido blocos na franja do pré-sal, ou seja, no limite de blocos da cobiçada região. A empresa já fez perfurações na bacia de Santos e agora vai iniciar atividades na bacia de Campos.

Landim prevê para o final de 2011 o início da construção dos navios. Ele esteve nesta terça-feira (15) na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina junto com Eike, para anunciar detalhes do empreendimento.

Responsável pelo novo projeto, Landim diz que a abertura de capital da OSX é um "caminho natural, pela característica do grupo", mas que agora não seria o momento adequado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]