• Carregando...

Após a crise institucional que abalou o órgão, a direção do IBGE voltou atrás e decidiu manter o calendário original da Pnad Contínua, nova pesquisa sobre mercado de trabalho em âmbito nacional.

Em reunião nesta segunda-feira (5) com o Conselho Diretor do IBGE, a diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou que a tabulação dos resultados da pesquisa referentes ao primeiro trimestre de 2014 está em fase de finalização, o que permite a divulgação dos dados de emprego no próximo dia 3 de junho.

"Diante disso, o Conselho Diretor, por unanimidade, reviu sua decisão anterior e manteve o calendário inicial de divulgações da pesquisa", diz o IBGE, em nota. A diretora também afirmou que os estudos para estimar a renda domiciliar per capita estão sendo realizados a fim de cumprir, já em 2015, a lei que alterou a regra de distribuição do Fundo de Participação dos Estados, de 2013.

O pedido de informações de senadores e a contestação deles sobre as margens de erro discrepantes entre os Estados - o que poderia gerar contestações na Justiça - foram o estopim da crise no IBGE. É que, após o pedido, a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, e a maioria do conselho decidiu interromper as divulgações. A alegação de Bivar era que não havia pessoal suficiente para rever o indicador de renda e preparar os dados coletados para a divulgação.

O corpo técnico reagiu à decisão. Duas diretoras contrárias à decisão pediram exoneração e 18 coordenadores colocaram seus cargos à disposição. O grupo da área de emprego e rendimento se comprometeu a formular uma cronograma de trabalho para fazer os estudos sobre a renda e uma proposta para manter o calendário de divulgações - que estava suspenso até janeiro de 2015.

Esse cronograma será apresentado amanhã à direção do IBGE, junto com os estudos sobre o rendimento per capita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]