• Carregando...

A Bovespa encerrou os negócios desta quinta-feira em leve queda, com investidores cautelosos diante das incertezas sobre possíveis medidas de estímulo pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos. O chairman da instituição, Ben Bernanke, discursará na sexta-feira (31) num simpósio de bancos centrais, que será acompanhado de perto pelo mercado, em busca de sinais de nova rodada de afrouxamento monetário para estimular a recuperação do país.

O Ibovespa teve baixa de 0,2 por cento, a 57.256 pontos, ampliando as perdas da véspera. Em agosto, o índice ainda sustenta alta de 2,1 por cento. O giro financeiro do pregão foi de 5,8 bilhões de reais, abaixo da média diária de 2012, de cerca de 7 bilhões de reais.

"Vemos um cenário de maior aversão ao risco, com os mercados em compasso de espera pelo discurso do Bernanke amanhã", afirmou o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa. "Mas acho que ele não dirá nada além do que o mercado já sabe."

Na semana que vem, as atenções se voltam para o encontro do Banco Central Europeu, no dia 6, com investidores à espera de novas medidas contra a crise da zona do euro.

"Até lá, vamos ver um mercado com volume fraco, com investidores fora do mercado esperando por definições", acrescentou Rosa.

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou em queda de 0,81 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações teve queda de 0,77 por cento.

Por aqui, a ação preferencial da Petrobras foi a principal influência de baixa para o índice, com queda de 0,8 por cento, a 21,04 reais. A estatal pode apresentar em 2012 a primeira queda de produção anual de petróleo em oito anos no Brasil, segundo analistas.Natura caiu 4,49 por cento, a 51,10 reais, na maior queda desde maio, após a Debtwire, serviço de informações do Financial Times, reportar que os controladores da companhia de cosméticos estariam planejando uma oferta secundária de ações.

A preferencial da mineradora Vale perdeu 0,43 por cento, a 32,32 reais, com o papel sendo pressionado pelo forte tombo recente do preço do minério de ferro, para o menor nível de 2009.

Ainda entre as blue chips, OGX teve alta de 0,17 por cento, a 6,01 reais.

O recuo do Ibovespa foi limitado pelo avanço das ações da empresa de alimentos Marfrig, que saltou 6,18 por cento, a 11,69 reais, e dos papéis da PDG Realty, com alta de 1,83 por cento, a 3,90 reais.

Fora do índice, as ações da petroleira HRT dispararam 22,65 por cento, a 5,74 reais, na maior alta da Bovespa. Segundo o Valor Econômico, acionistas da HRT estariam tentando afastar o fundador, Marcio Mello, e a empresa poderia ser alvo de aquisição hostil ou de fusão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]