• Carregando...

O crescimento econômico da zona do euro foi mais forte que o esperado no terceiro trimestre deste ano, mostraram dados preliminares publicados nesta sexta-feira (14), com a França superando projeções de mercado e a Alemanha afastando-se de recessão.

Segundo a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) dos 18 países que compartilham o euro cresceu 0,2% na comparação trimestral no período de julho a setembro, após expansão de 0,1% nos três meses anteriores.

Na comparação anual, a zona do euro cresceu 0,8% no terceiro trimestre, o mesmo ritmo visto no segundo trimestre, ante expectativas de mercado de expansão de 0,7%.

Por sua vez, o conjunto dos países da União Europeia cresceu 0,3% no mesmo período.

"A economia da zona do euro ainda está crescendo, embora com ritmo lento, apesar de todos os alertas de hecatombe do FMI e de outros", disse o chefe de pesquisa de mercados financeiros e macroeconomia do banco ABN AMRO, Nick Kounis.

"Uma recuperação lenta em vez de recessão no terceiro (trimestre) parece estar nas cartas. Tendo dito isso, não há possibilidade de que as autoridades possam estar satisfeitas com este cenário", disse ele.

Países

O crescimento foi impulsionado pelo avanço da Grécia (0,7%), Eslováquia (0,6%) e Espanha (0,5%), enquanto as grandes economias registraram piores taxas: Alemanha (0,1%), França (0,3%), e Itália (-0,1%).

A economia francesa teve crescimento no terceiro trimestre após contração de 0,1% no segundo trimestre em números revisados, informou a agência nacional de estatísticas INSEE.

Já a economia alemã cresceu só 0,1% evitando por pouco uma recessão graças ao forte aumento nos gastos dos consumidores e um pequeno impulso de comércio exterior.

Alguns economistas temiam que a maior economia da Europa afundasse em recessão no período de julho a setembro, após queda no segundo trimestre, mas a Alemanha conseguiu igualar a previsão de crescimento de 0,1% de pesquisa da agência Reuters.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]