• Carregando...

O número de consumidores da cidade de São Paulo com dívidas em atraso recuou três pontos percentuais e atingiu 37% em agosto, contra 40% em julho. É o menor percentual desde janeiro de 2005, quando o índice era de 35%. Em relação a agosto de 2005, quando ficou em 44%, a queda foi de sete pontos. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio).

Abram Szajman, presidente da entidade, atribui o resultado ao fato de mais pessoas terem recorrido ao crédito consignado, obtendo novos empréstimos a juros menores e a prazos maiores de pagamento. Com isso, puderam desobrigar parte de sua renda e usar a folga orçamentária no alongamento de pendências anteriores, contraídas em condições menos favoráveis.

De fato, o comprometimento da renda do consumidor com dívidas ficou praticamente estável e recuou de 40% em julho para 39% este mês. Em contrapartida, o endividamento piorou. O número de consumidores com algum tipo de dívida - cheque pré-datado, carnê ou cartão - apresentou aumento de três pontos percentuais em agosto em relação ao mês anterior e atingiu 55%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]