i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Atividade econômica

Índice do BC mostra retomada do crescimento em julho

Após dois meses de números estacionados, com pouca variação, o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) voltou a reagir e marcou 139,46 pontos em julho na série com ajuste sazonal

  • PorAgência Estado
  • 15/09/2010 17:13

Após a acomodação vista no segundo trimestre, a economia dá novos sinais de retomada do crescimento. Números divulgados hoje pelo Banco Central mostram que a atividade econômica teve expansão de 0,24% em julho na comparação com junho, no maior resultado mensal desde março. Esse resultado revela que a estagnação vista nos últimos meses pode ter ficado para trás e que a economia já voltou a crescer gradualmente.

Após dois meses de números estacionados, com pouca variação, o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) voltou a reagir e marcou 139,46 pontos em julho na série com ajuste sazonal. Construído com base em diversos dados como produção industrial e vendas no varejo, o indicador do BC mede a evolução da atividade econômica e tenta mostrar o comportamento mensal do Produto Interno Bruto (PIB). Portanto, o aumento de julho - após a ligeira retração de 0,09% em maio e queda de 0,03% em junho - mostra que a economia reagiu.

"A pesquisa revela que a acomodação do segundo trimestre foi encerrada e, agora, estamos no início da retomada prevista para o segundo semestre", diz o analista Rafael Bacciotti da Tendências Consultoria. Para ele, a alta do indicador é resultado da melhora de indicadores como a confiança de consumidores e empresários, emprego e renda. "E, como a perspectiva para esses fatores continua positiva e o crédito está favorável, o crescimento deve continuar".

Por enquanto, no acumulado em 12 meses, o índice do BC mostra que a atividade econômica teve expansão de 6,89% no período encerrado em julho de 2010.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.