• Carregando...

Após a acomodação vista no segundo trimestre, a economia dá novos sinais de retomada do crescimento. Números divulgados hoje pelo Banco Central mostram que a atividade econômica teve expansão de 0,24% em julho na comparação com junho, no maior resultado mensal desde março. Esse resultado revela que a estagnação vista nos últimos meses pode ter ficado para trás e que a economia já voltou a crescer gradualmente.

Após dois meses de números estacionados, com pouca variação, o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) voltou a reagir e marcou 139,46 pontos em julho na série com ajuste sazonal. Construído com base em diversos dados como produção industrial e vendas no varejo, o indicador do BC mede a evolução da atividade econômica e tenta mostrar o comportamento mensal do Produto Interno Bruto (PIB). Portanto, o aumento de julho - após a ligeira retração de 0,09% em maio e queda de 0,03% em junho - mostra que a economia reagiu.

"A pesquisa revela que a acomodação do segundo trimestre foi encerrada e, agora, estamos no início da retomada prevista para o segundo semestre", diz o analista Rafael Bacciotti da Tendências Consultoria. Para ele, a alta do indicador é resultado da melhora de indicadores como a confiança de consumidores e empresários, emprego e renda. "E, como a perspectiva para esses fatores continua positiva e o crédito está favorável, o crescimento deve continuar".

Por enquanto, no acumulado em 12 meses, o índice do BC mostra que a atividade econômica teve expansão de 6,89% no período encerrado em julho de 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]