• Carregando...

A variação do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) em março foi de 0,28%, enquanto o acumulado no ano (janeiro a março) chegou a 0,86%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A partir de 2006, o IST vai reajustar as tarifas de telefonia fixa e de remuneração de redes (interconexão). Até agora, as tarifas de telefonia acompanhavam a variação do IGP-DI, atualmente muito abaixo do novo índice. Em março, o IGP-DI sofreu deflação de - 0,45%, enquanto nos três primeiros meses do ano ficou em 0,21% e nos últimos doze meses em - 0,29%.

Em julho de 2006, por ser a primeira vez que o IST vai ser utilizado, as tarifas de telefonia fixa serão reajustadas em parte pelo novo índice e em outra, referente a sete meses (junho a dezembro) de 2005, pela variação do IGP-DI. Os novos contratos de concessão de telefonia fixa, que começaram a vigorar em janeiro deste ano é que estabeleceram o IST como indexador das tarifas do setor.

A variação do IPCA em março, índice que tem maior peso no cálculo do IST, foi de 0,43%. No acumulado do ano, o IPCA chegou a 1,44% e nos últimos doze meses está em 5,32%. Porém, a variação do IGPM foi negativa no mês passado, - 0,23%.

O IST é formado por uma cesta de índices e inclui as despesas das operadoras. Entre os índices que fazem parte do IST estão o IPCA, o IGP-DI e o IGP-M, entre outros como o INPC. O estudo para desenvolver um índice específico para o setor foi desenvolvido pela Anatel e pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]