• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A produção industrial caiu 13,6% no Paraná em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2015, de acordo com dados publicados nesta quarta-feira (9) pelo IBGE. A retração está em linha com a média do país, de 13,8% para o mês.

A queda na comparação anual ocorreu mesmo com uma pequena melhora na passagem de dezembro para janeiro – nessa comparação, a produção do setor cresceu 2,2% no estado, contra 0,4% na média do país.

O dado de janeiro não aponta um horizonte para a estabilização do setor. A queda na produção continua se acelerando – os 13,4% de queda em janeiro são maiores do que o recuo acumulado em 12 meses, de 9,8% no estado.

Em janeiro, o Paraná foi a sétima região com o pior desempenho do país. Houve recuos fortes no Amazonas (-30,9%), Pernambuco (-29,4 %) e Espírito Santo (-26,3%). Somente três estados registraram crescimento na comparação anual: Pará (10,5%), Bahia (10,3%) e Mato Grosso (9,3%).

Paraná

O setor com maior retração no Paraná em janeiro foi o de máquinas e equipamentos, com queda de 47,9%. O dado surpreende, já que essa indústria acumula uma retração de 11,1% em 12 meses. Ela caiu mais, inclusive, do que a combalida indústria automotiva, que recuou 35,3% em janeiro. Também houve retração de mais de 25% nos segmentos de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-29,2%) e fabricação de bebidas (-27,7%).

Somente um setor da indústria do estado teve desempenho melhor em janeiro deste ano do que em 2015, o de derivados de petróleo e biocombustíveis, com alta de 13,4%. Mesmo assim, o setor está com uma queda de 3% em 12 meses.

Impelido pelo câmbio favorável e amadurecimento de novos projetos, o setor de fabricação de celulose e papel é o único que acumulou crescimento no último ano, de 5,5%. Em janeiro, caiu 4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]