• Carregando...

A indústria do Paraná apresentou crescimento pelo segundo mês consecutivo e fechou o primeiro quadrimestre de 2013 com alta de 0,14% em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo positivo foi obtido com o crescimento das vendas nos meses de março e abril, depois de um começo de ano em queda. As informações são do relatório mensal da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que foi divulgado nesta quarta-feira (05).

O mês de abril demonstrou aumento de 10,21% nas vendas em relação a março, que, por sua vez, foi 17,94% maior em comparação com fevereiro. O crescimento era esperado apenas para maio e junho pela equipe da Fiep.

O aumento nas vendas de abril foi causado pela performance positiva de 15 dos 18 gêneros monitorados pela Fiep. O relatório destaca o crescimento no setor de alimentos e bebidas, que foi de 16,08%, impulsionado pela sazonalidade da safra do estado. Já o setor de veículos automotores teve aumento de 11,02%, causado pela retomada da produção na fábrica da Renault – que ficou parada em janeiro e fevereiro para reforma. A indústria do vestuário cresceu 36,23% com a chegada do outono e inverno.

Outros fatores também colaboraram para o crescimento no quadrimestre. O nível de emprego no setor industrial cresceu 1,42% em abril e acumula alta de 1,97% no ano. Além disso, houve aumento da utilização da capacidade instalada das indústrias, que atingiu 82%, o patamar mais alto em 18 meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]