Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
comércio

Indústria e governo discutem maior controle a importados

O setor produtivo e o governo irão trabalhar, nas próximas duas semanas, na definição da lista de produtos importados que passarão por um controle maior na entrada no Brasil

O vice-presidente executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Ralph Terra, informou nesta quarta que o setor produtivo e o governo irão trabalhar, nas próximas duas semanas, na definição da lista de produtos importados que passarão por um controle maior na entrada no Brasil. Segundo ele, a ideia é exigir desses produtos a mesma certificação de qualidade pedida aos produtos nacionais.

Terra disse que o objetivo é modernizar os critérios de entrada de equipamentos industrializados no País. A discussão ocorrerá com o ministério da Fazenda e o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O vice-presidente da Abdib disse que o seu setor é o que mais importa no Brasil e que, por isso, participará ativamente das discussões. "Queremos melhorar o processo de qualidade dos produtos que entram no País", afirmou Terra, ao deixar o prédio do ministério da Fazenda, onde participou da reunião do Grupo de Avanço da Competitividade (GAC). "Parece que está entrando muita porcaria (no País)", disse.

A medida, que já está em estudo no governo, visa a equiparar os importados aos critérios exigidos da indústria nacional e, ao mesmo tempo, evitar que as importações signifiquem uma concorrência desleal aos produtos brasileiros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.