• Carregando...

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou que os investimentos do setor produtivo não serão reduzidos em função da crise internacional. "Até agora não há notícias de cancelamento ou de investimentos em espera", disse durante entrevista coletiva à imprensa brasileira e internacional que ocorreu após o 3º Fórum de CEOs Brasil-EUA realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). O ministro disse ter feito esta afirmação com base em encontros recentes com o setor produtivo. "Há dez dias me reuni com representantes do setor de papel e celulose que confirmaram os investimentos", relatou.

Miguel Jorge negou que seja certo um processo recessivo no Brasil, como afirmaram jornalistas presentes com base em expectativas de depressão econômica em várias partes do mundo. Ele admitiu, porém, que uma diminuição do ritmo do crescimento da economia brasileira é natural por conta da turbulência externa. "Investimento em infra-estrutura é âncora importante para atravessar esta fase crítica", disse

Indústria automotiva

O ministro se mostrou ainda confiante com a possibilidade de a indústria automotiva brasileira subir uma posição no ranking e tornar-se a quinta maior do mundo. A afirmação confirma o prognóstico do ministro feito há dois meses, aproximadamente, quando a crise internacional ainda não se mostrava tão profunda. "O problema de venda de automóveis na Europa é maior do que no Brasil", comparou.

Segundo ele, o continente passa por um problema de desemprego muito forte, enquanto no Brasil é mantida a projeção de criação de 2,2 milhões de empregos este ano. Miguel Jorge relatou que, em reuniões com empresários do setor na semana passada, eles afirmaram que haverá continuidade dos investimentos previstos antes do aprofundamento da turbulência. "Será fundamental para o Brasil atingir o quinto lugar, baseado na capacidade de produção", analisou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]