• Carregando...

Cerca de dois mil empresários da indústria paranaense começam hoje uma série de debates que vão bem além da agenda econômica do setor. Um dos principais enfoques da nova edição do Congresso Paranaense da Indústria é a participação do empresariado na política. A idéia é fazer do setor industrial um motor da reforma política no país, disse ontem o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

À noite, Loures abriu o congresso desafiando os empresários a fazer "uma agenda estratégica comum, com organização e proposta de participação do empresariado na política, aliado ao exercício da democracia e articulação voltada à redução dos gastos públicos".

Rocha Loures também vai comandar hoje as discussões em torno de outro objetivo do evento: discutir como tornar competitiva a indústria paranaense, independente do cenário macroeconômico. "Há necessidade de um aprofundamento de racionalização dos processos empresariais como um todo, com ganho de produtividade, para compensar as dificuldades do cenário nacional", destaca.

Durante todo o dia de hoje, os participantes vão se debruçar sobre outros temas que, em grande parte, foram sugeridos por eles mesmos, em consultas da Fiep ou por meio dos sindicatos ligados à federação. "Os temas levantados mostram que o empresariado está preocupado em melhorar o que está a seu alcance para buscar mais produtividade e competitividade para sua empresa, estado e país", destaca o presidente.

Segundo ele, a sugestão de temas como programas de qualidade total, gestão da saúde e segurança do trabalho demonstra que o empresário paranaense começa a se voltar para melhoria e valorização dos empregados como forma de buscar o desenvolvimento.

Assuntos considerados externos à empresa também foram apontados e estarão em debate – como a necessidade de incentivos fiscais, crédito para investimentos e melhoria na infra-estrutura: estradas, energia e telecomunicações. "São decisões que dependem da ação do estado, mas a classe empresarial não pode esquecer", diz Jarbas Góes, coordenador regional do sistema Fiep na região dos Campos Gerais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]