• Carregando...

O Banco Central (BC) escancarou nesta quinta-feira (26) pela primeira vez com números o que os agentes econômicos já sabiam há algum tempo: a inflação de 2015 vai estourar o teto da meta. A projeção é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche este ano em 7,9%, bem acima do limite máximo determinado, de 6,5%, segundo Relatório Trimestral de Inflação. O pior é que a chance de isso ser concretizado, pelos próprios cálculos do BC, é de 90%. A inflação deste ano, portanto, deve ser a maior em 12 anos.

Dado o cenário perdido para o combate à alta dos preços em 2015, não resta outra saída à autoridade monetária se não mirar para o ano seguinte. A promessa de entregar o IPCA na meta de 4,5% foi repetida, a despeito de ainda haver uma incredibilidade no mercado financeiro a respeito de seu cumprimento. “É um dever que temos com a sociedade brasileira”, garantiu o diretor de Política Econômica do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva. Pelos cálculos do BC, a taxa de 2016 ficará em 4,9%

O Banco Central previu também que economia brasileira deve recuar 0,5% este ano e 0,1% em 2014. O número oficial do PIB será divulgado nesta sexta (17) pelo IBGE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]