• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Responda rápido: ao ouvir o termo “inteligência artificial”, o que vem a sua cabeça? Robôs e computadores capazes de destruir ou escravizar humanidade? Nada disso. É bem provável que esta “força maligna” já esteja em seu smartphone, ajudando em tarefas do dia a dia, e você nem tenha percebido. Os aplicativos capazes de aprender com o seu padrão de comportamento estão se multiplicando e são, provavelmente, seu primeiro contato com a tecnologia que vai guiar sua vida futura. Quer testar alguns deles? Tente estes:

PRISMA

Foi um frenesi seu lançamento. E talvez você tenha até postado uma foto em suas redes sociais tratada com o aplicativo russo Prisma, capaz de transformar suas fotos em pinturas artísticas. Para isso, o algoritmo faz uma varredura de cada detalhe de sua imagem e replica com traços de pintores famosos, como Van Gogh e Piet Mondrian – ou de ícones da cultura pop, como a estética do seriado “Breaking Bad”. Não à toa, o Prisma foi eleito o aplicativo do ano pela Google Play brasileira.

ALLO

Desbancar o WhatsApp não é tarefa fácil. E, talvez por isso, o aplicativo do Google ainda seja um mero desconhecido no Brasil, por exemplo. Lançado em setembro, o Allo é prioritariamente uma aplicação de bate-papo. Só que bem mais avançada que os concorrentes. Ele é integrado com chatbots. Assim, se no meio de uma conversa com um amigo você quiser falar de um restaurante, basta digitar o interesse que ele irá mostrar opções, como um assistente virtual.

ACO

Você pode aprender um idioma batendo um papo com a inteligência artificial. É assim que o Aprenda Inglês com Aco funciona.

O software do app conversa e responde perguntas com linguagem quase natural, como se você estivesse falando com uma pessoa. Mas não é, é um robô (ou chatbot, no termo técnico).

Como acontece em todos os sistemas de inteligência artificial, as máquinas se desenvolvem com o uso, pois vão aprendendo a prever os padrões de comportamento – é o conceito de aprendizado de máquina. Por isso, ainda não espere tanta espontaneidade do aplicativo.

PIX

O editor de imagens da Microsoft foi apontado pelo jornal norte-americano “New York Times” como um dos melhores apps do ano. Basicamente, ele embute inteligência artificial na câmera do smartphone e, com isso, dá uma mãozinha para suas fotos e vídeos.

Por exemplo, ele detecta e ajusta a câmera com os melhores parâmetros para a foto que você deseja tirar. Também estabiliza a imagem, se suas mãos estiverem trêmulas.

Nos destaques para vídeo, é possível salvá-lo em velocidades diferentes das gravadas. Só há versão para iOS por enquanto.

MAKEUPPLUS

Uma mistura de Pokémon Go com programas de tevê a cabo. O californiano MakeUpPlus é um app que sugere opções de maquiagem para a usuária. Para isso, ele usa recursos avançados de reconhecimento facial. Ou seja, você aponta a câmera para o rosto, ele lê suas características faciais, destaca os principais pontos e, a partir daí, são os algoritmos que ditam as melhores opções para seu look. A parte humana é feita por uma consultora, Lisa Eldridge, que define as tendênciasque estarão disponíveis no app.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]